PUBLICIDADE

Especialistas discutem em BH os avanços no tratamento do Ceratocone - principal causa de transplantes de córnea

25 out 2016 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Nos dias 4 e 5 de novembro, a capital mineira vai sediar o II Congresso Brasileiro de Ceratocone. A programação prevê a realização de palestras com os principais especialistas nacionais e internacionais da área e inclui a realização paralela do III Simpósio Avedro Latino-americano de Crosslinking.

O Ceratocone, que atinge uma a cada duas mil pessoas, é uma doença degenerativa e provoca alterações na curvatura da córnea, além de aumento progressivo da Miopia e do Astigmatismo, sendo a principal causa dos transplantes de córnea. Se não diagnosticada precocemente pode causar danos severos e irreversíveis.

"O Congresso representa uma excelente oportunidade de atualização para os nossos médicos porque eles terão contato com os mais modernos procedimentos para retardar ou até mesmo evitar o transplante de córnea", destaca o Dr. Renato Neves, Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone.

Temas em destaque no Congresso

Dr. Renato Neves é uma das maiores autoridades brasileiras no tratamento do Ceratocone e no primeiro dia do Congresso vai falar sobre os tipos de Crosslinking, uma das principais tecnologias usadas no tratamento da doença, indicada para evitar a progressão do Ceratocone por meio do aumento da rigidez e da resistência da córnea.

Outra palestra de destaque será a do vice-presidente do Congresso, o médico mineiro Dr. Leonardo Torquetti Costa, que vai coordenar a palestra sobre as novidades do Anel de Ferrara (anel corneano), um dos mais modernos e seguros tratamentos para o Ceratocone. Em outra palestra, o Dr. Marcelo Tojar vai falar de um laser que faz a varredura da córnea mostrando as espessuras em diversos pontos e também vai destacar um exame que usa a "luz comum" para gerar uma imagem precisa desta parte de olho. "Usamos a luz comum para fazer uma tomografia da córnea. E a imagem gerada é muito precisa para o diagnóstico do Ceratocone", explica o médico que é chefe do grupo de Ceratocone da UNIFESP-EPM (Escola Paulista de Medicina).

No segundo dia do congresso, ganham destaque as palestras da Dra. Letícia Maria Coelho sobre a evolução das técnicas para o transplante de córnea para ceratocone e do Dr. Lucas Marques Rodrigues Pires, sobre o futuro do Crosslinking e aplicações em outras doenças oculares.

Serviço

Evento: II Congresso Brasileiro de Ceratocone

Data: 4 e 5 de novembro, a partir das

Local: Espaço de Eventos UNIMED - BH, Rua dos Inconfidentes, 44 - Bairro Funcionários, em Belo Horizonte, MG.

Outras informações sobre a programação e inscrição estão no site da Sociedade: http://www.ceratocone.net.br/congresso2016

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade