PUBLICIDADE

Engenheiro agrônomo do Amazonas é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

1 dez 2016 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários

O engenheiro agrônomo Heitor Liberato Júnior, 50, é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), órgão que atua desde 1992 em todo o país para promover a arboricultura e o desenvolvimento científico. Ex-coordenador de arborização e paisagismo de Manaus por quase dez anos, Heitor liderou a chapa que acabou eleita por aclamação durante a assembleia da entidade, realizada esta semana em Belo Horizonte (MG).

Foto: DINO

O engenheiro já fez parte dos quadros regionais da entidade, mas é a primeira vez em 24 anos que uma chapa encabeçada pelo Norte do país assume a presidência. "Vamos representar todos os profissionais da arboricultura brasileira, mas para o Amazonas a presidência é um reconhecimento para os profissionais da chapa, que trabalham para a melhoria da arborização em nosso Estado", afirma Heitor.

De acordo com ele, o reconhecimento dos membros da SBAU ao trabalho desenvolvido pelos profissionais do Amazonas vai proporcionar "motivação" para a execução de outros projetos. "A partir de agora, estaremos ainda mais motivados para a realização do Fórum Amazonense de Arborização Urbana, ano que vem, ocasião em que pretendemos percorrer os municípios do interior para levar o tema da arborização urbana", explica.

O presidente eleito da SBAU tem experiência no assunto. Por três gestões municipais, Heitor Liberato Júnior esteve diretamente a cargo de funções ligadas à arborização urbana da capital do Amazonas. Como diretor de Arborização a partir de 2005, coordenou o Programa de Arborização de Manaus e, na gestão seguinte, manteve o cargo e foi o responsável pela coordenação do "Programa Mais Verde".

Até maio de 2014, também foi diretor de Arborização da atual gestão da prefeitura de Manaus. Na ocasião, foi o responsável pela coordenação do "Programa Manaus Verde e Viva". Também foi por influência do novo presidente que Manaus sediou, em 2008, o XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana - evento promovido anualmente pela SBAU nas capitais do país.

Nova gestão

Heitor vai dirigir a SBAU pelo triênio 2017-2019, tendo como vice-presidente o engenheiro florestal Flávio Telles, do Rio de Janeiro. Todos os demais membros da diretoria-executiva são do Amazonas: Andrea Liberato, servidora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Manaus, no cargo de diretora de gestão; a engenheira florestal Denize Caranhas, servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), outra pasta municipal, na vice-diretoria de gestão.

Outros membros da direção-executiva são: o engenheiro agrônomo Graciélio Guimarães, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que assume o cargo de diretor técnico científico; e a engenheira florestal Maria Eliane Ramos, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Manaus, como vice-diretora técnico científico. Já o engenheiro agrônomo Silas Garcia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), compõe a direção-executiva como membro do conselho fiscal.

Entre as prioridades para 2017, de acordo com o presidente eleito da SBAU, estão as ações para modernizar a comunicação com associados e o lançamento, junto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da chamada "Norma de Análise de Risco de Árvores", que visa normatizar os procedimentos para que o poder público possa lidar e manter árvores no espaço urbano das cidades.

"Outra prioridade de nossa gestão é estreitar o relacionamento da SBAU com a Internacional Society of Arboriculture", afirma Heitor, referindo-se à entidade sediada nos Estados Unidos criada há 90 anos com a finalidade de congregar arboristas em todo o mundo para manter constante diálogo e troca de experiências destes profissionais, auxiliando no desenvolvimento das cidades e do meio ambiente por meio da arborização urbana.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade