PUBLICIDADE

DINO

Empilhadeiras a combustão ou Empilhadeiras elétricas: Qual a melhor?

Conheça os fatores que diferenciam as empilhadeiras a combustão das empilhadeiras elétricas e escolha a melhor para a sua empresa

14 fev 2017 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários

As empilhadeiras fazem parte do grupo de itens imprescindíveis para o bom funcionamento do setor logístico, sem este equipamento a organização e locomoção de grandes cargas se tornaria impossível. Porém na hora de sua aquisição, surgem grandes dúvidas e a principal delas, é sobre qual tipo de motor escolher: combustão (GLP, Gasolina ou Diesel) ou elétrico?

Foto: DINO

Empilhadeiras a combustão

As empilhadeiras a combustão têm como principal fonte de energia o gás liquefeito de petróleo (GLP), Diesel ou Gasolina. Apesar de suas características específicas, todos estes combustíveis costumam emitir gases poluentes que dificultam a utilização deste tipo de empilhadeira em ambientes internos. Sendo então, mais utilizadas em locais como pátios, docas, portos, autopeças, transportadoras e armazéns de grande porte.

Estes modelos de empilhadeiras são potentes e as maiores chegam a transportar 70 toneladas com a capacidade de elevação de 4,90m ou mais. Com altos níveis de ruídos, é indicado que o operador deste equipamento e os colaboradores que trabalhem próximo utilizem EPIs auditivos.

Empilhadeiras elétricas

As empilhadeiras elétricas são mais um exemplo da tendência mundial em substituir equipamentos movidos a combustível por dispositivos elétricos, seja pela economia gerada ou por serem mais sustentáveis. Estas máquinas ainda têm a vantagem de emitir menos ruídos, melhorando a qualidade sonora do ambiente.

Outra diversificação destes modelos, é o seu tamanho e design propício para ambientes internos como depósitos, fábricas, armazéns ou câmaras frigoríficas. Visto que sua base possui recuo e possibilita a movimentação de carga sem necessidade de manobras, ideal para espaços pequenos. Geralmente, contam com uma torre de elevação de grande altura que viabiliza a movimentação de materiais em locais com o pé direito alto.

Nos modelos mais comuns, a carga máxima é inferior às empilhadeiras a combustão, mas já é possível encontrar modelos semelhantes movidos a eletricidade. A principal dificuldade deste tipo de empilhadeira é o contato com a água, dado que eletricidade e líquidos são extremamente incompatíveis.

De acordo com Reinaldo Calejuri, CEO da Contato Comp , em vários aspectos as empilhadeiras elétricas e as a combustão se parecem. "Ao menos que você conheça bem, este equipamento, a identificação apenas pela parte externa pode não ser tão simples. Além disso ambas possuem diversos acessórios que potencializam o seu funcionamento e as tornam parecidas", explica.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade