PUBLICIDADE

Emoção, homenagens e premiação marcam a final do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf

12 mar 2017 - 21h02
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana foi marcado por alegria, emoção, sol e ventos fortes e, claro, muita, muita adrenalina com a final do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf em São Luís. No sábado (3), os 10 melhores atletas classificados em cada categoria participaram de uma emocionante competição de Endurance (Downwind mais corrida) realizada na Praia do Meio e Avenida Litorânea, definindo os campeões do campeonato em cada categoria. Já nesse domingo (5), os atletas fizeram uma maratona aquática, a Golden Race, onde foram coroados o Rei e a Rainha da Praia, títulos conquistados pelos atletas Bruninho e Melissa Maciel.

Sendo que Bruninho, também, conquistou o segundo lugar no campeonato maranhense, na categoria até 24 anos, fazendo valer todo o esforço e dedicação do jovem que só tem 17 anos, mas é um gigante no mar. "Entrei no campeonato com a intenção de dar o meu melhor e acabei ganhando como Rei da Praia e ainda fiquei em segundo lugar na competição. O nível do campeonato foi excelente, gostei muito. Parabéns a todos da organização. Agora, a minha meta é participar do Campeonato Brasileiro no ano que vem e vou me esforçar muito para trazer algum prêmio para o nosso Estado. Depois, pretendo competir no Mundial", declarou Bruninho.

Quem também ficou muito feliz com a vitória de Bruninho foi a mãe dele, Patrícia Sousa, que ficou maravilhada com o desempenho do atleta. "Estou muito emocionada em ver meu filho sendo coroado o rei da praia, é muito orgulho. Ele é muito dedicado, sabe o que quer e aonde quer chegar. O kite representa para o Bruninho disciplina, respeito e solidariedade e ele já é um competidor profissional. A vida dele mudou depois do kitesurf, pois se tornou mais dedicado e lhe deu foco, objetivo na vida. Vale a pena a gente incentivar nossos jovens a fazerem esporte, pois, isso muda a vida de uma pessoa positivamente", afirma Patrícia Sousa.

Já a Melissa Maciel, além de ser consagrada a rainha da praia, também, conquistou o primeiro lugar no campeonato na categoria feminino. "A gente não espera, mas eu me dediquei bastante, trinei bem e, graças a Deus, deu tudo certo. O melhor de tudo é não teve nenhum acidente, foi tudo muito legal e bem organizado e, hoje, finalizamos com chave de ouro. Agora, eu quero continuar incentivando o esporte, que é o mais importante. Vou continuar treinando para que o esporte cresça e tenha mais mulheres. E, claro, desejo que o governo do Estado, a prefeitura e instituições privadas apoiem os atletas e valorize esse esporte no Maranhão.

E o grande campeão do Estadual foi o atleta Bruno Lobo que, apesar de não ter participado da final, conquistou o título pelo número de pontos. O maranhense também venceu o Campeonato Brasileiro, que ocorreu nesse fim de semana em Pernambuco. "Foi maravilhoso, pois já vinha me preparando para a competição. Mais legal, ainda foi vencer nos dois campeonatos. E este é um momento de celebrar esse esporte incrível, que a gente acredita que será inserido na próxima Olimpíada de 2020, estamos só aguardando a confirmação, em fevereiro, após reunião do Comitê Olímpico Brasileiro", relatou o atleta.

Premiação

A tarde de domingo (4) foi marcada com uma bela cerimônia de premiação. Antes da entrega dos troféus, os atletas, patrocinadores, organizadores e autoridades presentes fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas do trágico acidente aéreo que matou a equipe da Chapecoense. Após a homenagem, foi feita a entrega de mais de 80 troféus (veja a lista dos vencedores no final do texto).

O momento foi de alegria e confraternização, entre todos que fizeram do 5º campeonato Maranhense de Kitesurf um verdadeiro sucesso. A Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), responsável pela realização do evento, agradeceu aos apoiadores e patrocinadores do campeonato: Governo do Estado do Maranhão (por meio da Lei de Incentivo ao Esporte), Ambev, Subway, Uv. Line, Berg, Delman, Telao Mix, Centro Elétrico, Corretora Nicolette, Safecare, Okp e todos os atletas e profissionais do Kitesurf da ilha!

Segundo o presidente da Avema, Rogério Luna, a realização do evento foi uma conquista difícil. "Foi uma grande emoção conseguir realizar este campeonato, pois, houve muitas dificuldades, mas sempre tive amigos que me incentivaram a seguir em frente e me deram forças para não desistir. Agradeço imensamente aos nossos apoiadores e patrocinadores, que fizeram tudo para que o campeonato fosse possível. Fechamos o evento com chave de ouro, com a presença de todas as autoridades e reconhecimento do público, dos velejadores e de todos que trabalharam", declarou Rogério Luna.

Ainda de acordo com Rogério, a organização melhorou muito este ano, e o nível dos atletas cresceu bastante, foram mais de 100 inscritos que souberam respeitar as regras da competição e deram um show a céu aberto. Além disso, a natureza ajudou com ventos fortes e dias ensolarados. Agora, os planos da Avema é que, no próximo ano, os atletas se inscrevam apenas uma vez para participar de todo o campeonato, que deverá ser realizado em quatro fins de semana, com oito etapas. Sendo que, um fim de semana deve ser realizado fora de São Luís, ou na cidade de Atins ou Tutóia.

E para quem quer aprender kitesurf, Luna deixa uma mensagem: "É importante procurar as escolas e instrutores credenciados. O esporte é radical e é perigoso aprender com amigos. Para que o kite cresça de forma responsável, é preciso que o aluno procure quem tem capacidade de ensinar. Aqui em São Luís temos várias escolas credenciadas. Então, vem praticar o esporte com segurança e ser mais um feliz dentro do mar", destaca o presidente da Avema.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade