PUBLICIDADE

DINO

Eletroencefalograma auxilia na diagnose de distúrbios do sono

28 dez 2016 - 09h25
Compartilhar
Exibir comentários

Como sei que tenho distúrbio do sono?

Os distúrbios do sono são mais frequentes do que você imagina. Se não diagnosticados e corretamente tratados, podem desencadear outros tipos de doença. O Instituto do Sono Otoface em Brasília oferece o atendimento a esses tipos de casos onde o sono é afetado.

Estudos da Sociedade Brasileira do Sono demonstram que entre 30% a 40% dos brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio do sono, que decorrem da dificuldade que algumas pessoas possuem na hora de dormir. O sono é fundamental para a saúde do organismo. Doenças físicas e emocionais podem ser causadas em decorrência de noites mal dormidas.

Alguns dos distúrbios mais frequentes é a insônia (http://www.polissonografiabrasilia.com/insonia/), ou seja, a dificuldade que algumas pessoas encontram em dormir. Além dessa, a narcolepsia (http://www.polissonografiabrasilia.com/narcolepsia/) também é bastante recorrente. Esse distúrbio é o excesso de sonolência mesmo depois de uma noite bem-dormida. A pessoa sente-se estressada e com mal-estar durante todo em dia por sentir sono.

Além disso, o sonambulismo também pode ser um distúrbio muito perigoso para o indivíduo. O sonambulismo é um ato involuntário do paciente que realiza manifestações físicas indesejáveis durante o sono. O sonâmbulo pode entrar em situações de risco inconscientemente.

A apneia do sono é bem recorrente em algumas pessoas, porém é um dos distúrbios mais perigosos e requer tratamento. Quem sofre com este problema tem episódios de pausa na respiração frequentes enquanto dorme. Essa pausa no sono é chamada de apneia. Os sintomas são ronco excessivo, sonolência diurna, perda de memória, entre outros.

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, pelo menos 15% das pessoas acima dos 65 anos são portadoras de apneia e, se não tratada corretamente, ela pode ainda resultar em doenças do coração, de pressão arterial e derrames cerebrais.

Como diagnosticar os distúrbios do sono?

Caso o paciente sinta sintomas relacionados aos distúrbios, deve realizar exames para conferir qual é o tipo de diagnóstico. O Eletroencefalograma em Brasília (http://www.polissonografiabrasilia.com/eletroencefalograma-eeg/) auxilia na diagnose de distúrbios do sono.

O eletroencefalograma é um exame eficiente que contribui para a verificação da atividade funcional do cérebro. Ele pode detectar alterações do sistema neurológico, como em casos de epilepsia e perda de consciência. Além disso, o exame que avalia as atividades elétricas cerebrais espontâneas auxilia na diagnose de distúrbios do sono e doenças de origem neurológica.

O exame é realizado de forma simples e indolor. Elétrodos são colocados no couro cabeludo do paciente com o auxílio de uma pasta aderente, que contribui na condução elétrica. Os fios são conectados a um amplificador de corrente elétrica, que elabora gráficos das ondulações cerebrais. O procedimento dura em torno de 30 minutos.

O exame de eletroencefalograma pode ajudar o paciente a descobrir qual o tipo de distúrbio do sono está sofrendo. Além disso, o exame auxilia o médico na hora de indicar qual é o melhor tipo de tratamento para cada distúrbio.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade