PUBLICIDADE

DINO

Dificuldade para dormir? Pesquisador faz financiamento coletivo para desenvolver aplicativo que promete melhorar o seu sono

20 set 2016 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo estudo publicado na revista Science Advances neste ano, brasileiros, japoneses e cingapurianos são os que menos dormem. O mesmo conteúdo também revela que mulheres possuem noites de sono mais longas e os homens de meia idade, por sua vez, são os que passam mais tempo acordados. A média de sono dos brasileiros, por exemplo, é de 7 horas e 36 minutos. A pesquisa também indica que o que influencia menos horas de sono, é o horário que o brasileiro vai dormir, geralmente mais tarde que em outros países.

Foto: DINO

Interessado em descobrir mais detalhes e informações sobre esta realidade, o tecnólogo em saúde, mestre e doutor na área de neurociências e cronobiologia, Bruno Gonçalves, teve a ideia de criar um aplicativo que permitisse melhorar as noites de sono das pessoas. Questionado sobre como funcionará o aplicativo, Gonçalves responde que com o celular é possível medir a movimentação da pessoa e o quanto ela se expõe à luz utilizando dois sensores: o acelerômetro e luxímetro, que estão na maioria dos smartphones.

"A partir deste registro serão realizadas análises para quantificar a regularidade do ritmo, o nível de atividade física, a eficiência do tempo total de sono e a exposição à luz. Esses dados serão apresentados no aplicativo juntamente com dicas para melhorá-los e assim aumentar a qualidade de vida", afirma o pesquisador. O projeto se encontra em estágio de financiamento coletivo para o aplicativo se tornar realidade. Com contribuições a partir de R$10, hoje a campanha já conta com quase 60 colaboradores e R$5.550 em investimento. Quem contribuir com o projeto irá receber recompensas de acordo com o valor doado.

"A maioria dos aplicativos existentes no mercado sugere metas diárias de atividade, mas não consideram o momento em que elas são executadas ou o nível de regularidade. Outra limitação desses aplicativos é não considerar esses mesmos parâmetros para o momento do repouso, só interessa se houve movimentação e quanto durou", informa Gonçalves sobre os diferenciais do aplicativo.

Para colaborar com o projeto e saber mais detalhes sobre o aplicativo, basta acessar a página do financiamento coletivo http://kickante.com.br/campanhas/app-de-monitoramento-do-ritmo-circadiano

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade