PUBLICIDADE

Deputado JHC quer reconhecer profissão de blogueiro e vlogueiro

João Henrique Caldas, o deputado JHC (PSB-AL), apresentou projeto para regulamentar as profissões de blogueiro e vloqueiro

17 mar 2017 - 00h24
Compartilhar
Exibir comentários

Apresentado por João Henrique Caldas, o deputado JHC (PSB-AL), o projeto para regulamentar as profissões de blogueiro e vloqueiro, é sucinto mas abrangente. A proposta tem apenas 2 artigos e 2 incisos. Uma vez aprovada, todos profissionais que exercem essa atividade passariam a contar com os amparos e benefícios legais dados aos trabalhadores das demais atividades.

Para os fins da Lei, o artigo primeiro do projeto do deputado JHC estabelece que o blogueiro e profissional que faz uso de plataforma telemática para divulgação de informações e opiniões e o Vlogueiro sendo profissional que faz uso de plataforma telemática para divulgação, em vídeo, de informações e opiniões. O artigo segundo da proposta de JHC estabelece apenas que reconhece-se no território nacional as profissões de que trata o artigo antecedente, seu valor cultural e econômico.

"No Brasil e no mundo, como fenômeno cultural da modernidade, é cada vez maior o uso de meios telemático de comunicação, em especial a internet, para a divulgação de informação e opinião sobre os mais diversos temas através de blogs e vlogs, o primeiro privilegia a linguagem escrita, ao passo em que o segundo lança mão de vídeos para a divulgação das informações, como ocorre com os chamados, explica o deputado JHC.

O deputado JHC relata que, em suas atividades parlamentares em debates sobre o tema e visitas às bases eleitorais, tem detectado resistências de alguns núcleos familiares em aceitar o engajamento nesse tipo de atividade, que, em muitos casos, não é vista como "uma profissão de verdade". E por isso defende a regulamentação. O projeto foi apresentado no início de 2016 e hoje encontra-se na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público. Depois o projeto tramitará ainda em outras duas comissões da Câmara.

"Na mais natural e defensável do que promover essa cobertura legal, uma vez que são atividades exercidas por milhões de brasileiros, muitos remunerados e necessitam da previsão legal, como qualquer outra atividade. A lei precisa e deve acompanhar a evolução social, sob pena de ficar obsoleta e desacreditada", defende o deputado JHC.

Apesar de ser um número difícil de ser mensurado em virtude da dinâmica da internet, estudos estimam que há no mundo entre 150 e 200 milhões de blogs. Em língua portuguesa a estimativa é de 2,5 milhões de blogs.

Leia mais:

http://www.otempo.com.br/capa/brasil/jhc-quer-câmara-dos-deputados-mais-ágil-e-moderna-1.1446772

http://www.n3w5.com.br/brasil/2017/02/proposta-deputado-quer-criar-advocacia-publica-estatais

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade