PUBLICIDADE

Dentistas apostam em gestão e liderança como vantagem competitiva

9 dez 2016 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil, existem quase meio milhão de dentistas registrados no Conselho Federal de Odontologia (CFO). No estado de Goiás, o número de profissionais chega a 20 mil. Em Goiânia, são quase 7 mil profissionais ligados ao CRO. Muitos desses seguir pelo caminho da gestão e montam consultórios e clínicas depois de concluir a graduação. Somente na capital goianiense existem 435 entidades que prestam serviços ortodônticos, além de cerca de 40 laboratórios de prótese dentária, de acordo com dados do CFO.

Foto: DINO

Ao se deparar com o desafio da gestão, profissionais de odontologia revelam que é preciso haver uma busca constante por qualificação e profissionalização do negócio, uma vez que a graduação deixa uma lacuna a respeito da administração do próprio negócio. Foi o que aconteceu com o Dr. Henrique Taniguchi, que integra o seleto time de cerca de 90 profissionais goianienses credenciados no Conselho como especialistas em cirurgia bucomaxilofacial.

"A grande importância da gestão, principalmente, é pelo fato que muitas pessoas aprendem na faculdade só a atender. Mas saber atender e não ter conhecimento administrativo é um grande problema, não só da área de saúde, mas de profissionais de uma forma geral não terem a disciplina de gestão durante a graduação", afirma o empresário.

História de sucesso na odontologia

Aos 37 anos, com mais de 10 anos de experiência de mercado e mais de 23 mil pacientes atendidos no Centro de Cirurgia Oral, clínica em que é sócio-proprietário, Henrique Taniguchi se orgulha de ter no currículo o certificado do Colégio Brasileiro de Cirurgia como melhor aluno de cirurgia da graduação. Além disso, é mestre e especialista em Implantodontia e especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Mas é como um dos líderes de uma clínica com 30 funcionários que os desafios o mantém ainda mais em constante aprimoramento profissional.

Para o cirurgião, muitos colegas são bons profissionais, mas não deslancham na administração de um consultório não por falta de conhecimento técnico, mas pela falta de conhecimento gerencial. "A gestão é fundamental para o quesito pessoal e muito mais para o profissional. As pessoas não conseguem sequer calcular as finanças pessoais que é muito importante", avalia Taniguchi, que acaba de concluir mais um curso de especialização, dessa vez um MBA em Liderança Organizacional e também é master coach.

"É necessário mensurar em números para entender o que não está legal e o que pode ser feito para melhorar, porque se não fica tudo no achismo e na boa vontade, mas nada em números e tudo tem que ser mensurado. A gestão ensina a gente a fazer isso. A organizar cada vez mais para estar evoluindo profissionalmente e a sua empresa cresça", explica o empresário.

Henrique acredita que para ter sucesso na gestão do próprio negócio é necessário saber gerenciar os custos operacionais, traçar metas, projetar o crescimento, prospectar parcerias, estratégias de marketing e ter o retorno do paciente pós-atendimento. De acordo com o profissional, ter todas as informações reunidas em planilhas auxilia na geração de um banco de dados que serve para decisões administrativas.

Centro de Cirurgia Oral

Ao lado do Dr. Luís Francisco Coradazzi, o Dr. Taniguchi consolidou um modelo de gestão que alia diálogo, investimento no corpo de funcionários e qualidade no atendimento a um valor justo. O Centro de Cirurgia Oral hoje é referência nas cirurgias de extração de dentes inclusos e em reabilitações com implantes dentários em Goiânia. Taniguchi é conhecido como o "doutor do Juízo" por realizar a extração de quatros dentes sisos de maneira rápida e com qualidade. Em um mês, conseguiu realizar em média 300 extrações, além de cirurgias de implantes e outros procedimentos em pacientes do Brasil e do exterior.

Com medo de retirar os dentes sisos, o jornalista Tyrone Cavalcanti procurou o Dr. Henrique Taniguchi para uma avalição e depois da consulta se sentiu seguro para fazer o procedimento. " Um amigo me indicou o doutor Henrique devido ao pavor que eu tinha em retirar os sisos, apesar da extrema necessidade. E, logo na primeira consulta, eu me senti seguro para fazer o procedimento devido às explicações que ele me passou. Em um primeiro momento, a informação era de que duraria menos de 10 minutos, me assustou, mas foi mais rápido ainda. Em 8 minutos, o procedimento tinha sido finalizado e fui para casa seguir o pós-cirúrgico que também foi muito tranquilo. Sempre que falo sobre o assunto, me recordo da experiência e compartilho o contato [do dentista] com quem precisa", comenta Cavalcanti.

Além de administrar a empresa, gerir a equipe, e atender aos pacientes Taniguchi lançou recentemente um canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/henriquetaniguchi) com o objetivo de orientar a população sobre a importância da saúde bucal e, de forma objetiva, tirar dúvidas sobre o tratamento odontológico.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade