PUBLICIDADE

Correio, rádio e internet: a trajetória dos cursos a distância e como eles podem ajudar nos negócios

Sócio-Diretor da Produtiva TI, empresa que oferece cursos de EaD, explica as vantagens de se criar um curso a distância para empresas

7 dez 2016 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1728, o jornal Gazeta de Boston ofereceu o primeiro material para tutoria por meio de correspondência. Este foi o início do Ensino a Distância (EAD). Após um século, o Instituto Líber Hermondes, localizado na Suécia, criou o seu primeiro curso não presencial e em 1840 foi a vez da Inglaterra estrear o seu. Tratando-se do século XX, em 1935 o Japão, com o Japanese National Public Broadcasting Service, utilizou o rádio para ensinar a distância. Nos Estados Unidos, a Chicago TV College começou a veicular programas educativos pela televisão. E em solo brasileiro, pode-se citar o Jornal do Brasil que, em 1904, ofereceu em primeira mão um curso direcionado a datilógrafos. Desde então, a evolução foi gigantesca.

Foto: DINO

Algumas empresas que antes se especializaram em cursos por correspondências, atualmente trabalham com EaD na internet, reinventando-se com as novas possibilidades de formatos. Entre as vantagens do curso na web está a possibilidade de assisti-lo repetidas vezes, em qualquer lugar e horário. Essa facilidade também expandiu o acesso ao conhecimento, o que também causou impacto social. Quem participa a distância pode planejar melhor o tempo de estudo e conciliar com o trabalho, por exemplo, sem comprometer a formação intelectual e a profissional. Já as empresas contratantes podem melhorar o treinamento de suas equipes de modo mais dinâmico e rentável, justamente pelo fato de tais cursos não exigirem altos gastos com infraestrutura e ainda possibilitar a presença de docentes especialistas que podem estar em qualquer lugar do mundo, já que podem participar online

Qualificação de colaboradores e empresas melhor estruturadas

Com profissionais se formando por todo o mundo e realidade do meio empresarial cada vez mais globalizada, não é raro encontrar organizações com funcionários de outros países, trabalhando a distância. Reuni-los para um treinamento, por exemplo, pode ser algo difícil e que não seja feito com a frequência ideal. É neste ponto que os cursos de EaD são essenciais.

"Os cursos de educação a distância proporcionam oportunidade para as pessoas de dentro da equipe crescer com maior assertividade", afirma Pablo Coelho, sócio da Produtiva TI - empresa especializada em criação e produção de cursos a distância para empresas no Brasil. De acordo com ele, é possível preparar um profissional júnior para assumir a vaga de um profissional sênior e, nesse contexto, há economia e motivação. Quando a equipe está capacitada, motivada e utilizando adequadamente as ferramentas de trabalho, consequentemente os resultados são melhores do que aquelas sem treinamento. "Um bom curso faz a diferença para seu serviço, resultados e carreira", completa o sócio da Produtiva TI.

Não se trata apenas de oferecer os cursos, mas de utilizar uma metodologia que permite analisar o perfil das empresas, suas necessidades e potencialidades a serem desenvolvidas com o material educativo. Os diagnósticos vão desde compreender a realidade do contratante e sua equipe até interação com as áreas de tecnologia e conteúdo, além da elaboração da proposta de trabalho. Este processo permite que a Produtiva TI ofereça cursos pontuais às empresas que buscam treinamento qualificado.

A empresa ainda produz, hospeda e faz tutoria de cursos de ensino a distância para seus clientes. Até o momento, centenas de cursos já foram desenvolvidos pela Produtiva TI "Elaboramos uma metodologia própria e mais ágil de transposição de conteúdo para EaD", finaliza Pablo. Para saber mais detalhes sobre o EaD, acesse a página oficial da empresa (www.produtivati.com.br).

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade