PUBLICIDADE

Conexão Suécia apresenta modelos nórdicos de sucesso em diferentes áreas de conhecimento

Palestrantes do país europeu estarão em Florianópolis no dia 24 de novembro. O evento acontece na sede da FIESC.

27 out 2016 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

Dentre os 20 países que possuem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 13 estão na Europa. De todas as microrregiões europeias nenhuma chama mais atenção em qualidade de vida que os Países Nórdicos. O grupo composto por Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Noruega é destaque em todo Mundo pelos investimentos e resultados relativos ao bem-estar social. A Suécia, por exemplo, é referência em inovação e tecnologia, sendo atribuídos ao país a invenção do fósforo, a escala Celsius de temperatura, dinamite, chave inglesa, zíper, o marcapasso, o ultrassom, Skype, Spotify, entre outros.

Foto: DINO

Visando aproximar oportunidades de negócios, formação e métodos de sustentabilidade entre a Suécia e o Brasil, além de promover intercâmbio de ideias e modelos , o IDESTI (Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social e de Tecnologia da Informação), promove a primeira edição do Conexão Suécia, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), SBT-SC, UFSC, FECOMÉRCIO, Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC), Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC), Faculdade Decisão, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. (BADESC), Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Jönköping University.

Com o tema "O Estilo Nórdico de Sustentabilidade, Formação e Negócios", o evento será focado em três principais áreas: Sustentabilidade, onde a nação aparece entre as três mais sustentáveis do planeta; Educação/capacitação, na qual a Suécia está na 5ª posição à nível global e Gestão, em que se destaca como um dos 10 melhores países para se fazer negócio no globo, com uma forte ênfase na qualidade de bens e serviços. Para o assessor geral das Câmaras Setoriais do CRA-SC, e coordenador geral do evento, Adm. Eduardo Bridi, as empresas catarinenses podem ter excelentes insights ao conhecer a forma com que os empreendedores e administradores suecos conduzem suas companhias. "Para eles, a negociação envolve confiança, se faz necessário conhecer o parceiro de negócio. Valores como ética, respeito e palavra são pressupostos para relacionamentos frutíferos e duradouros", exalta o assessor.

O coordenador internacional do projeto, Eng. Jovane Medina Azevedo, aponta que cerca de 83 empresas suecas instaladas no Brasil desenvolvem tecnologia e manufatura, porém poucas delas ficam em Santa Catarina, "acredito que este evento possa ser o início de uma aproximação do estado catarinense (empresas privadas, públicas e comunidade universitária) com as empresas e universidades suecas, pois poderíamos aprender a maneira "nórdica" de fazer manufatura de forma sustentável e ainda promover um bom crescimento econômico sob a perspectiva de cidades ou 'estados' inteligentes".

Os palestrantes do evento serão os suecos Hans Björk, autoridade em desenvolvimento sustentável; Klas Håkan Alm, empresário e especialista em Gestão e T.I. e Roy Anderson, diretor de Assuntos Internacionais da Universidade de Jönköping. "Outros pontos a se destacar são a inovação e o design que podem inspirar nossas organizações. Para se ter uma ideia, em 5 anos a Suécia não terá mais papel moeda, as transações serão eletrônicas, o que dificultará a sonegação e trará mais segurança", completa Eduardo Bridi.

O público-alvo do Conexão são Administradores Públicos e Privados, empresários, profissionais da educação, engenheiros, agrônomos e gestores envolvidos em comércio exterior, que terão a oportunidade de ampliar o network, e as possibilidades de gerar negócios, projetos e intercâmbios para o aperfeiçoamento da carreira profissional. Esta aproximação com o mercado sueco pode trazer ainda métodos de trabalho e conhecimento para que sejam desenvolvidas técnicas produtivas e administrativas na região de SC.

A sede da FIESC, em Florianópolis foi o local escolhido para sediar o evento no dia 24 de novembro, a partir das 9h, no Auditório Milton Fett, que terá tradução simultânea.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet no site: www.conexaosuecia.com.br

Perfil dos Palestrantes

Hans Björk: conselheiro sênior na Universidade de Jönköping. Foi diretor geral da Escola de Engenharia da Universidade de Borås. Longa experiência de trabalho com sustentabilidade, tem sido diretor e coordenador do Centro Sueco de Reciclagem de Resíduos e Recuperação de Recursos da Universidade de Borås. Trabalha com projetos de Gestão Sustentável de Resíduos, incluindo Lixo Zero e energia sustentável, participando de projetos de acordos internacionais com o Brasil neste setor. É CEO na Nippon Sake Sweden, empresa de importação de Sake e importação de vinhos e cachaça do Brasil e Ph.D. em Design de Engenharia Química.

Klas Håkan Alm: CEO da Vision House, empresa de T.I. situada na Tailândia e presta serviços para empresas como Scandinavian Airlines System (SAS), LG e Tetra Pak. Professor na Universidade de Borås, Suécia e na Asian Institute of Technology, Tailândia, residindo nos dois países. Trabalhou com o Governo Canadense e apoiou missões em Hong Kong e Singapura. Ph.D. em Ciência da Computação.

Roy Anderson: diretor associado de Relações Internacionais na Jönköping University. Professor de Qualidade e Logística e Ph.D. em Logística e Qualidade pela Chalmers University. Mestre e pesquisador em Engenharia Industrial, Qualidade e Confiabilidade pela Arizona State University.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade