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Como unir negócios digitais com marketing promocional

Negócios digitais merecem os mesmos cuidados que negócios físicos

11 abr 2017 - 10h07
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Negócios digitais são aqueles que não possuem espaço físico com atendimento direto para o consumidor. Como exemplo, podemos citar os e-commerces. Apesar de muitos terem estoques e escritórios físicos, onde centralizam o atendimento virtual ao cliente, seus negócios funcionam praticamente por meio da internet.

Foto: DINO

É na internet que eles fazem o marketing para a captação de novos clientes, é lá que divulgam suas promoções e que fazem a maior parte do atendimento com o cliente. A outra parte fica por conta do telefone, ou seja, atendimento remoto.

Porém, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 70% dos e-commerces brasileiros vendem apenas 10 produtos por mês. Índice baixíssimo que revela que algo está errado com o marketing dessas empresas.

Primeiramente, é necessário compreender que um negócio digital é tão complexo quando um negócio físico. Assim, ele precisa dos mesmos cuidados, além de um plano de negócios, plano de marketing e plano de atendimento ao consumidor.

Ele também precisa de estudos para identificar sua viabilidade no mercado: será que seu mercado já não está saturado? Existem compradores suficientes para esse tipo de produto? Será que o preço ofertado está bom? E o frete? E as ações promocionais, estão dando conta?

Os fundamentos do marketing empresarial se dividem em 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.

Produto é o que a empresa se dispõe a vender. Vale avaliar a qualidade do produto, verificar se existe demanda para esse tipo de produto, listar suas vantagens, suas desvantagens e até fazer pesquisas para ver como esse produto se encaixa na rotina do consumidor moderno.

Preço é o valor que esse produto verá vendido. Na internet, além do preço final do produto, é necessário calcular a taxa de frete. Por causa de problemas logísticos no Brasil, muitas vezes, o frete acaba saindo 30% do valor do produto, inviabilizando a compra. Cabe ao e-commerce achar a solução para esse problema, oferecendo frete grátis para compras acima de um valor determinado e fechando parcerias com transportadoras que atendem grandes demandas mensais (o que faz com que o preço unitário da entrega caia).

Praça é o local onde o produto será vendido. No caso de um e-commerce, a praça é o próprio site. Então, é preciso analisar: esse site está alinhado com a identidade visual da marca? Seu menu se encontra em uma posição intuitiva e de fácil acesso ao consumidor? Você tem uma página que explica a política de troca? Tem fotos e medidas de todos os produtos? Comprar algo online é diferente de comprar algo pessoalmente. O consumidor precisa se sentir seguro em seu site para que consuma e se torne cliente. Lojas online de sapatos, por exemplo, podem colocar a foto do sapato de todos os ângulos, possibilitando uma imagem em 360º. É ainda importante que coloque a medida dos pés em centímetros associada à numeração dos calçados, facilitando a compra.

Promoção é a divulgação do site em si. Nesse tópico, podemos citar vários itens:

1. Divulgação digital

A divulgação digital consiste em trabalhar marketing de conteúdo no site para melhorar o posicionamento orgânico dele no Google. Além disso, trabalhar conteúdo nas redes sociais é fundamental.

Outra forma de captar clientes é anunciar no Google Adwords. Nesse caso, a empresa paga por clique recebido. E, para não desperdiçar dinheiro, é preciso ter uma campanha bem alinhada e, portanto, necessário contar com uma agência de marketing digital.

2. Divulgação pessoalmente

Mesmo e-commerces precisam trabalhar com divulgação presencial, participar de feiras e eventos do segmento, fazer networking, produzir brindes personalizados, além de outras estratégias.

Para isso, é necessário ter sempre material gráfico personalizado. "Panfletos , catálogos , flyers e cartões de visita são os itens básicos que todo comerciante, mesmo os online, deve ter", diz Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (www.LojaGraficaEskenazi.com.br). A Gráfica Eskenazi existe há mais de 50 anos e atende clientes de todo Brasil, com frete gratuito e preços competitivos, através de sua Gráfica Online .

3. Pós-venda

Que tal, junto com o produto, enviar para seu cliente um panfleto com um cupom de desconto? Ou uma carta personalizada em papel timbrado , agradecendo a compra? Ou ainda um brinde útil para ele?

Muitas empresas se esquecem de trabalhar o pós-venda e investem apenas na comunicação via e-mail marketing, que muitas vezes nem é aberto pelo cliente. Fuja desse erro.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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