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DINO

Como arquitetos dos EUA estão obtendo mais projetos utilizando estratégias inovadoras de marketing

17 fev 2017 - 17h28
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Muitos arquitetos acreditam que é necessário depender de sua rede de relacionamentos para obter novos clientes. Apesar de parcialmente eficaz, esta forma passiva de obter resultados gera um fluxo irregular de novos projetos e até mesmo o fechamento de escritórios.

Foto: DINO

Considerando o mercado brasileiro, os dados são alarmantes: De acordo com o CAU/SP, 57% dos escritórios fecham suas portas em menos de 2 anos. Como contornar essa situação? É possível utilizar táticas mais eficazes para obter mais projetos? Procurando além das fronteiras do Brasil, descobrimos que sim.

Esta é a história do Peter Twohy, proprietário da 2e Architects em Maryland, nos Estados Unidos. Mesmo sendo um arquiteto altamente especializado e com experiência de mais de 25 anos de profissão, ele confessa que realizava qualquer projeto que batesse a sua porta. "Fizemos pequenas reformas, porões, até mesmo um projeto de uma pequena varanda.", conta.

Sua realidade começou a mudar quando ele conheceu o treinamento oferecido pelo Architects Marketing Institute dos EUA. Peter descobriu formas de atrair e qualificar clientes, utilizando um sistema automatizado que ajuda na educação, no acompanhamento e fechamento da venda. O resultado foi um aumento de receita surpreendente, de 187% em apenas 1 ano.

"Hoje nós somos muito seletivos com os clientes que aceitamos. Eu saí de ser uma pessoa despreparada em vendas e marketing para uma pessoa que olha nos olhos do cliente e sabe comunicar o seu valor".

Um caso parecido aconteceu com Shannon Doyle, de Fort Collins, Colorado. Com o apoio do Instituto, implementou um plano de 90 dias para duplicar sua renda, e conseguiu esse objetivo, superando-o em 40%.

"Estou muito feliz com o resultado. Foi um trabalho intenso, pois precisei trabalhar em todas as etapas do processo de decisão de meus prospectos, mas realmente funciona."

Até hoje, 16.740 profissionais passaram pelo treinamento do instituto em todo o mundo, mas devido a barreiras culturais e de idioma, existia uma dificuldade do treinamento chegar em alguns países. Esse obstáculo em terras tupiniquins foi sanado por Filipe Boni, arquiteto, LEED AP e cofundador do Instituto no Brasil.

Ele relata: "Em nosso grupo de discussão, realizado nos EUA algumas vezes por ano, comentei que não existia um treinamento deste nível no Brasil. Por este motivo, diversos arquitetos, por mais talentosos que fossem, nunca teriam chance de aprender estratégias de marketing avançadas, obter bons projetos e contribuírem com a sociedade."

Filipe Boni conta que desta forma surgiu o convite para a criação de uma sede brasileira do Instituto, com o objetivo de empoderar arquitetos no processo de aquisição de clientes e a comunicação do valor da profissão.

"Iniciamos há algumas semanas um treinamento gratuito, em conjunto com os cofundadores do Instituto dos EUA, justamente para ensinar maneiras que arquitetos podem atrair prospectos, educá-los e acompanhá-los, obtendo mais projetos. A procura pelo treinamento está muito intensa e infelizmente diversos profissionais ficam de fora, mas estamos trabalhando para ampliar a estrutura junto com novos colaboradores."

Vagas limitadas são abertas trimestralmente para o treinamento online, gratuito e fechado oferecido pelo Architects Marketing Institute Brasil. Verifique a disponibilidade em: https://goo.gl/gMSsy6

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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