PUBLICIDADE

Cocriação: designer Fred Pinheiro faz joias de autor a partir de intervenções e sugestões dos clientes

Ele altera metais e pedras de uma joia ou desenvolve um projeto e executa uma peça inédita a partir da ideia do cliente

15 mar 2017 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

Com 30 anos de experiência como joalheiro, Fred Pinheiro já teve lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Búzios e já expôs em museus e galerias. Este longo percurso o ajudou a construir um importante diferencial no mercado: ouvir o cliente e trazê-lo para dentro do processo criativo.

Foto: DINO

Além de oferecer suas próprias criações, o designer de joias também insere o cliente na processo criativo da obra. "A joia tem um valor emocional muito forte e costuma ser, para muitos clientes, a realização de um sonho. Portanto, personalizar, modificar um modelo já existente ou até criar uma peça a partir de um projeto faz toda a diferença na experiência de compra", revela o designer.

Desde que fechou a última loja física na cidade de Búzios e voltou para o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, o joalheiro trabalha apenas sob encomenda -- criando e desenvolvendo joias para mulheres, homens, casais de noivos, lojistas e galerias. Recentemente, decidiu ampliar o atendimento e alcançar clientes em locais antes improváveis. Para isso, investiu em uma loja virtual e um blog.

"A loja virtual tem um ótimo alcance a um custo de manutenção baixo. Sem estoque, evito o capital imobilizado. Isso possibilita oferecer meu trabalho por um preço mais acessível", ressalta. Já o blog foi criado para manter um diálogo não só com clientes, mas também com parceiros, fornecedores e, principalmente, pessoas interessadas em saber mais sobre a joalheria contemporânea. O blog também é um canal para aproximação. "Para mostrar ao cliente que ele tem um joalheiro particular sempre pronto para atendê-lo", diz.

De acordo com o designer de joias, o lado criativo e autoral não está diminuído com esta proposta e ele até incentiva a intervenção nas suas peças. "Em 30 anos, o meu trabalho recebe influência das mudanças internas e também das mudanças na moda e na sociedade. Ao escolher uma joia assinada, existe uma identificação do cliente com o meu estilo e o reconhecimento do domínio técnico que viabiliza a peça. Entre os fatores, sou escolhido pelos clientes também pela minha reputação porque existe a confiança quanto ao material utilizado, a qualidade de execução e a garantia de entrega. "Atender os desejos e necessidades do cliente -- que passa a ser parte fundamental no processo de criação e execução da peça - traz aproximação, segurança e fidelização, mas também traz uma intensa troca. Estou aberto a isso. Esse processo é importante também pra mim", diz.

Entre as peças mais vendidas estão as joias com pedras preciosas como brilhantes, topázios, águas marinhas e esmeraldas. E a maior demanda é por brincos e anéis. "Adoro fazer anéis, são as peças que mais gosto de criar e executar. E acredito que a demanda existe porque são peças de uso constante. Uma pessoa sai de casa tranquilamente sem uma pulseira, mas quase nunca sem anel ou brincos", avalia.

Fred Pinheiro tem clientes fiéis de alto poder aquisitivo. No entanto, a maioria do seu público sempre foi a classe média e houve uma queda de vendas para esta camada. "Entre pagar a escola, o seguro saúde ou comprar uma nova joia a escolha é óbvia", confirma. Para conquistar novos clientes, a loja virtual tem sido uma grande aliada. "A internet é, sem dúvida, a mais acessível ferramenta de divulgação e vem trazendo bons resultado já que as pessoas, através de seus smartphones, estão quase 100% do tempo conectadas. Elas preferem receber as suas joias em casa, pela praticidade. Isto não é mais tendência. É fato. Então, é preciso garantir presença na rede para gerar demanda para as minhas joias de autor", conclui.

Fred Pinheiro - Contato para entrevistas:

pinheiro-fred@hotmail.com -

Cel/Wapp: 21 97961-5784

Fotos em alta resolução

Flickr: https://www.flickr.com/photos/fredpinheirodesigndejoias/albums/72157677900207524

loja virtual:

http://ejoialerismo.smserver.com.br/fred-pinheiro

Site/blog:

https://fredpinheirodesignerdejoias.com/

Assessoria de imprensa:

sandravasconcelos.press@gmail.com

83 99824 6666 (wapp)

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade