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Cinco pontos fundamentais para se considerar quando for a uma Gráfica

21 set 2016
10h41
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Ter um material promocional de qualidade é fundamental para a divulgação de uma empresa. Panfletos, flyers, cartões de visita, papéis timbrados e muitos outros se encaixam nessa categoria. Com eles em mãos, o consumidor consegue analisar a empresa em questão e se informar antes de realizar possíveis pedidos.

Foto: DINO

É muito importante que esses itens sigam a identidade visual da marca e conversem entre si. A qualidade de impressão deles também é ponto chave para sua empresa ser bem vista por seus clientes - e até diante de prospecções.

Empresários precisam olhar para seus materiais promocionais através dos olhos do consumidor: Panfletos de baixa qualidade indicam que a empresa não se importa com qualidade. Então, o público-alvo que essa empresa irá atingir será condizente com este valor. Enquanto panfletos de excelente qualidade passam uma imagem positiva da empresa.

Além disso, alguns flyers podem ajudar na mensuração de estratégias de marketing. Por exemplo, é possível fazer panfletos sob medida para eventos e feiras, incluindo códigos de cupons de desconto ou canais de atendimento específicos. Assim, fica mais fácil mensurar o retorno da feira para a empresa.

Por isso, materiais promocionais devem ser vistos como investimento e não despesa. Para tanto, é necessário contratar uma gráfica de confiança, que atenda a seus requisitos e tenha um canal de atendimento à disposição. Esses precisam ser rápidos para atender com precisão ao cliente. "Ter canais rápidos de atendimento é essencial para gráficas modernas. Nós temos quatro canais: telefone, chat online, e-mail e Whatsapp", diz Raphael Campos, fundador da empresa Gráfica em São Paulo, existente desde 2013.

Confira as dicas do profissional sobre o que considerar antes de fechar negócio com uma gráfica:

1. Qualidade dos Impressos

Quanto mais moderno o equipamento de impressão, maior a qualidade do material. Por isso, é fundamental que a gráfica trabalhe com maquinários modernos, como impressoras off set.

Clientes também devem pedir provas antes da impressão de toda demanda - geralmente, as gráficas fornecem essa prova que fica sujeita à aprovação do cliente.

Além disso, é necessário verificar, antes da impressão, a gramatura do papel e o tipo, pois tudo isso pode influenciar na qualidade final do produto. E, como em todo negócio: o barato pode sair caro - vale a pena desconfiar de ofertas extremamente baratas.

2. Pontualidade na produção e entrega

Ao fechar o negócio, as gráficas dão prazo de entrega - e o cliente, muitas vezes, pode solicitar o prazo desejado.

Este prazo precisa ser cumprido a qualquer custo. Se a gráfica não cumprir o prazo da primeira demanda do cliente, certamente, atrasará as próximas também. O prazo de entrega mostra a organização da gráfica e o respeito que ela tem com o cliente. E, para muitos, é fator decisivo na fidelização.

"Cuidados no embalo e transporte também são fatores que influenciam bastante na qualidade dos produtos", diz Campos.

3. Orçamento Imediato

A agilidade no atendimento é um ponto muito importante. Algumas empresas podem perder clientes devido à demora em passarem um orçamento. Junto com esse ponto, a personalização do atendimento também é fundamental.

4. Entrega grátis

O frete pode encarecer bastante a demanda. Por isso, algumas gráficas, como a Gráfica em São Paulo, oferecem frete grátis para fidelizar a clientela.

5. Assistência na criação do material

Tão importante quanto à qualidade da impressão é a arte do material. Por isso, se destacam as gráficas que oferecem assistência na criação dos produtos.

Outros pontos de atenção antes de contratar uma gráfica

Índice de reclamações

Muitos consumidores, antes de comprarem produtos ou adquirirem serviços, já estão acostumados a investigarem a empresa online. Sites como Procon, Reclame Aqui e até as redes sociais da empresa são os mais utilizados.

"Se existirem mais reclamações do que elogios, é primordial que a gráfica seja descartada", sugere Campos.

Amostra grátis de materiais

Também é importante saber se a gráfica pode realizar envio de amostras grátis dos materiais que o cliente pretende adquirir. Essas amostras darão ideia da qualidade da impressão, da prontidão da gráfica e também do atendimento.

Canais de atendimento

Atender com qualidade, online e por telefone, é muito importante. O canal de atendimento, muitas vezes, é o primeiro contato que o cliente tem com a gráfica e pode deixar impressões negativas ou positivas. "Todos os canais precisam funcionar bem e de maneira rápida", conta Campos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

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