PUBLICIDADE

Certificado de Calibração garante a qualidade do seu instrumento de medição

28 jul 2016 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

Por definição do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), Calibração é:

Foto: DINO

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

NOTA 1 - Uma calibração pode ser expressa por meio duma declaração, uma função de calibração, um diagrama de calibração, uma curva de calibração ou uma tabela de calibração. Em alguns casos, pode consistir duma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com uma incerteza de medição associada.

NOTA 2 - Convém não confundir a calibração com o ajuste dum sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de "auto calibração", nem com a

verificação da calibração.

NOTA 3 Frequentemente, apenas a primeira etapa na definição acima é entendida como sendo calibração.

Vale ressaltar que a calibração envolve a comparação da leitura do instrumento a ser calibrado com o de um instrumento de referência (também chamado padrão de referência) em condições específicas. Outros aspectos importantes de calibração incluem documentar o desvio registrado entre o instrumento de medição a ser investigado e o padrão de referência, o cálculo da incerteza de medição resultante, e criar o certificado de calibração de gravar essa incerteza.

A calibração de instrumentos de medição, portanto, faz uma contribuição considerável para a garantia da qualidade e para a prevenção de danos, trabalho dobrado, ou pedidos de indenização.

Embora sistemicamente estruturada, esta matriz laboratorial carece de importantes especialidades da metrologia e apresenta-se incompatível com a crescente procura da certificação ISO 9000, indutora da demanda de serviços metrológicos.

De forma mais ampla, a RBC atua também no provimento dos serviços metrológicos que estabelecem as salvaguardas da defesa do consumidor, da construção da cidadania, da saúde, da proteção e preservação do meio ambiente.

O que é Certificado de Calibração?

O Certificado de Calibração é um documento oficial, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração reconhecido e acreditado pelo Inmetro com informações padronizadas pela norma NBR ISO/IEC 17025.

Para que serve o Certificado de Calibração?

O objetivo do Certificado do Calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.

A Calibração é obrigatória?

A Calibração de instrumentos de medição é de extrema importância para garantir a qualidade dos equipamentos. Ela é obrigatória para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.

Quem deve comprar o Certificado de Calibração?

Empresas certificadas nas normas de qualidade ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, ou que:

- Possuam produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro.

- Forneçam para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, entre outras.

- Forneçam produtos para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, entre outras.

- Realizem Inspeções de qualidade para grandes empresas, como Petrobras.

- Realizem medições de Segurança do Trabalho.

- Forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico como Aviação, Marítimo, Alimentício, Farmacêutico, Hospitalar, Automotivo, entre outros.

Certificados de Calibração Tecnoferramentas :

- São emitidos em cópia física e acompanham o produto, facilitando a conferência do material no ato do recebimento (solicite também por email pelo Televendas 11 3230-4532).

- Possuem uma numeração única por calibração , garantindo sua identificação por equipamento calibrado.

- Possuem rastreabilidade à Rede Brasileira de Calibração RBC - Inmetro ou Órgãos Internacionais reconhecidos pelo Inmetro .

- Atendem à todas as normas de qualidade, entre elas a ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.

- Seguem rigidamente as normas de referência de cada instrumento de medição.

- Possuem a data da calibração e o nome do responsável, para rastreabilidade das informações.

- Não possuem data de vencimento (o cliente deve inserir, baseado em seu sistema de qualidade).

Conheça o TecnoLab , laboratório do Grupo Tecnoferramentas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade