PUBLICIDADE

DINO

Campanha Setembro Vermelho - Siga seu Coração alerta que o número de mortes por doenças do coração é o dobro das causadas pelo câncer

Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, iniciativa quer ensinar a população a ter um coração mais saudável

29 ago 2016 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários

As doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo - esse número representa 31% de todas as mortes no planeta. De cada três mortes, uma é causada por doença cardiovascular. Elas são a principal causa de morte em pessoas de 40 aos 65 anos e responsáveis por 20% de todos os óbitos em adultos acima dos 30 anos.

Foto: DINO

O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por doenças cardiovasculares. Em nosso país elas também são a primeira causa de mortes e o número de óbitos chega a 350 mil em um ano. A principal doença é o derrame, seguido pelo infarto e pressão alta.

Para fazer frente a essa epidemia silenciosa, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o terceiro ano da campanha Setembro Vermelho - Siga o seu Coração.

"Queremos mostrar para a população, que a prevenção é um estilo de vida que se deve adotar desde criança e que muitas das doenças do coração são genéticas, mas outras são adquiridas. Por isso, comer bem, praticar exercícios, diminuir o estresse e consultar o médico periodicamente, entre outros hábitos simples, podem salvar o nosso coração", explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

O lançamento da campanha será do dia 1º de setembro, no Mercado Municipal de Pinheiros. A equipe do Instituto, ao lado do cardiologista do Comitê Científico, dr. Marcelo Sampaio, irá às compras. Será que a sua compra é boa para o seu coração? Quanto de alimento saudável entra na sua casa? A ideia é trocar experiências e orientar a população sobre o melhor cardápio e os cuidados com a saúde cardiovascular.

Outros eventos ainda estão na agenda do Instituo Lado a Lado pela Vida. Nas redes sociais será lançado o Desafio Setembro Vermelho - Siga seu Coração. A cada semana os internautas deverão realizar um desafio proposto, como caminhar, comer uma salada antes da refeição, meditar e a semana para avaliar o IMC, a circunferência abdominal e medir a pressão arterial.

O Instituto vai disponibilizar em seu site para download a cartilha Diálogos do Coração, com informações sobre as doenças cardiovasculares. Terá também a série de doenças autoadquiridas, falando de obesidade infantil, diabetes, tabagismo, sedentarismo, entre outros temas.

Como cuidar do coração deve ser uma ação de todos, o Instituto convida as pessoas a usarem algo vermelho - pode ser uma peça de roupa, um batom - no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração. Nessa data será realizado um Facelive com o médico Marcelo Sampaio, que vai esclarecer dúvidas dos internautas a partir das 11 horas.

Além disso, ao longo do mês de setembro, vários monumentos e prédios públicos e privados, como o Cristo Redentor, serão iluminados de vermelho para chamar a atenção de todos para a campanha.

Setembro Vermelho - Siga seu Coração

O Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil, em 2014, a campanha "Siga seu Coração", de prevenção às doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes em todo o mundo. Em setembro, a iniciativa ganha destaque nacional, reforçando o Dia Mundial do Coração, que é celebrado dia 29. Durante o mês são realizadas diversas ações de conscientização, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, com a iluminação de importantes monumentos, como o Cristo Redentor, ações em locais com grande circulação de pessoas, palestras, apoio de celebridades e distribuição de materiais informativos.

www.facebook.com/sigaocoracao

O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial.

Saiba mais sobre o nosso trabalho e faça parte deste desafio e desta nobre missão: www.ladoaladopelavida.org.br

www.facebook.com/institutoladoaladopelavida

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade