PUBLICIDADE

Campanha mundial alerta sobre importância da saúde vocal

10 abr 2017 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia Mundial da Voz, no Brasil realizado pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), tem como principal objetivo provocar reflexão sobre a importância da saúde vocal, uma vez que ela é um aspecto importante da convivência social.

Foto: DINO

"Problemas com o aparelho fonador têm grande impacto social, econômico, profissional e pessoal, configurando-se como uma das causas de afastamento do trabalho", afirma Dra. Wilma Anselmo Lima, presidente da ABORL-CCF.

Este ano, as comemorações acontecem no Parque do Povo, em São Paulo, das 9h às 17h, com a realização de atividades lúdicas e de orientação, gratuitas para toda a população.

"Cada ano da nossa campanha é um tijolo na grande construção que estamos fazendo. Por meio da conscientização e orientação, buscamos promover um processo de sensibilização permanente em relação à importância dos cuidados com a voz", afirma o otorrinolaringologista Gustavo Korn, coordenador da 19ª Campanha Nacional da Voz.

Entre as ações previstas, está a exposição monitorada de uma laringe inflável gigante, na qual é possível observar a aprender sobre os principais elementos da boca e da laringe, como dentes, língua, amígdalas, úvula e cordas vocais. Ali, crianças e adultos poderão obter informações valiosas de profissionais especializados e perceber como a voz é produzida e quais são as principais doenças que afetam o sistema vocal.

Além disso, a diversão está garantida com a tradicional "Batalha das Goelas", promovida entre beatboxers profissionais e amadores. Para completar, uma cabine acústica convida todos a soltarem a voz e participar de atividades como a narração de lances de uma partida de futebol, transmissão de notícias no estilo do rádio ou cantando em um karaokê. A dupla de palhaços Fuska e Gaiato promete deixar o dia ainda mais divertido, com diversas intervenções junto ao público.

Profissionais da saúde irão orientar a população sobre a importância dos cuidados com a voz, já que alterações no sistema fonador podem ser os primeiros sintomas de doenças como nódulos, pólipos e até mesmo do câncer de laringe. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que, anualmente, o Brasil registra mais de sete mil casos deste tipo de câncer, muitos dos quais podem ser curados se diagnosticados precocemente. Cuidar da VOZ é cuidar da saúde. Dê VOZ ao que é bom!

Quando: 16 de abril (domingo)

Horário: Das 9h às 17h.

Local: Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420 - Chácara Itaim)

Ingressos: entrada gratuita.

*Materiais educativos sobre o aparelho vocal estarão à disposição do público, gratuitamente. Dívidas também poderão ser esclarecidas com profissionais da saúde.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade