PUBLICIDADE

DINO

Brasileiros estão mais interessados em cursos de tecnologia do que o restante do mundo

Dados de usuários da Udemy mostram que o millenial brasileiro busca mais conteúdo sobre desenvolvimento do que jovens de outros países

26 set 2016 - 17h48
Compartilhar
Exibir comentários

A Udemy, marketplace global de ensino e aprendizado online, analisou dados sobre tendências do aprendizado online em todo o mundo, incluindo o Brasil. O estudo mostrou que, em âmbito global, cursos online na área de desenvolvimento web e mobile atingem 13 milhões de matrículas. No Brasil, essa categoria também está em primeiro lugar e é procurada por 27% dos alunos, seguida pela categoria de negócios (17%) e design (9%).

O estudo é uma análise de dados compilados de 190 países, todos nos quais a Udemy está presente, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia, Japão, México, Reino Unido, entre outros. No total, são 12 milhões de estudantes em todo o mundo e 55 milhões de matrículas em toda a história da plataforma.

"Pessoas de todas as idades e de todos os cantos do mundo estão se voltando para a internet para aprender novas habilidades. Os dados mostram que não há limites para o que pode ser aprendido online", afirma Sérgio Agudo, Diretor da Udemy para o mercado brasileiro. "Com mais de 800 cursos em português disponíveis na plataforma e aproximadamente um milhão de matrículas, os brasileiros estão se voltando para a internet para buscar esse tipo de educação e nós temos orgulho de poder ajudar esses estudantes", diz Agudo.

Outras descobertas interessantes incluem:

• Dos alunos brasileiros, 73% é Millenial, ou seja, têm entre 21 e 34 anos e 26% é parte da Geração X, que tem entre 35 e 54 anos;

• 14% dos usuários brasileiros da plataforma acessam seus materiais de estudo através de dispositivos móveis enquanto que em outros países da América do Sul como Peru e Colômbia, apenas 12% dos estudantes utilizam desse tipo de dispositivo.

• Os Millenials brasileiros estão se matriculando em cursos de tecnologia mais do que os jovens do resto do mundo. Aqui, 13% dos jovens buscam cursos de desenvolvimento web, número que chega a apenas 10% no resto do mundo. Quando o assunto é Aplicativos Móveis, 9% dos estudantes brasileiros já estão se voltando para essa área, enquanto no resto do mundo esse número é de apenas 5%. Com uma diferença menor, os cursos de linguagens de programação também têm mais procura no Brasil: 8% versus 7% no resto do mundo;

• Gostos também diferem através das gerações. Enquanto o desenvolvimento web ganha a primeira posição como tópico mais aprendido entre Millenials (13%) e Geração X (8%), os Boomers preferem cursos de marketing digital (13%), seguido por programação (13%) e aplicativos móveis (10%). O segundo tópico mais popular é o mesmo entre Millenials e a geração X: Aplicativos móveis (10%) e (8%) respectivamente, seguido por programação (9%) em terceiro lugar para os millenials e empreendedorismo (8%) para geração X.

• A maioria dos alunos em todo o mundo preferem estudar às terças-feiras (18%) e às quartas-feiras (19%), e o dia menos popular para se aprofundar nessas atividades extracurriculares é o sábado (7%);

• De todos as categorias mais buscadas no Brasil, 47% delas agregam cursos voltados à carreira e aperfeiçoamento de habilidades profissionais; 31% representam cursos voltados à conhecimentos acadêmicos e 21% são ligados à hobbies e habilidades pessoais como música e fotografia.

• Se considerarmos todos os 40 mil cursos dentro da plataforma da Udemy (inclusive os da plataforma brasileira) 70% deles são voltados para o desenvolvimento profissional.

A demanda por novas habilidades, principalmente no ensino online, reflete a necessidade das pessoas em se manter atualizadas com as novas tendências do mercado de trabalho. "O sistema tradicional de educação não está preparado para abraçar esse novo tipo de conhecimento, mas jamais será dispensável. O ensino online tem a intenção de complementar os estudos de certas áreas e permite, principalmente, o compartilhamento de informações", afirma Sérgio Agudo.

A Udemy está sempre comprometida com a criação e a entrega da melhor experiência de aprendizado online para ajudar seus usuários em todo o mundo a atingir seus objetivos e a empresa está constantemente explorando novas maneiras de evoluir sua plataforma.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade