PUBLICIDADE

Artemisia e Instituto Sabin realizam "Encontro Setorial de Saúde" em SP

1 nov 2016 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

Alinhados ao objetivo de construir uma nova perspectiva de fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto social com ênfase na saúde, Artemisia e Instituto Sabin têm fomentado o diálogo com diversos interlocutores do setor. Como parte dessa articulação estratégica, será realizado em São Paulo, em 10 de novembro, o Encontro Setorial de Saúde. Com apoio do Hospital Sírio-Libanês, o evento - restrito a convidados das organizações - contará com diversos atores do ecossistema: membros de institutos e fundações; empreendedores de negócios de impacto social focados em saúde; representantes da indústria de saúde; e organizações intermediárias. No centro do debate, inovação, tendências, oportunidades e desafios do setor de saúde para soluções que tragam impacto social positivo à população de baixa renda.

Na programação, os painéis "Inovações e Tendências: medicina diagnóstica e preventiva"; "Oportunidades: onde precisamos inovar?"; e "Inspiração: empreendendo no Brasil", terão por temática central o questionamento sobre como os negócios de impacto social podem auxiliar as estruturas de saúde a solucionar velhos problemas associados ao tratamento e prevenção - sobretudo da população de baixa renda. Entre os convidados, Ricardo Senne, cientista político e sócio-diretor da Prospectiva; dr. Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês; Lídia Abdalla, presidente executiva do Laboratório Sabin; e Fernando Narvaez, gerente-geral da Divisão de Imagens da Siemens.

Segundo Priscila Martins, gerente de Relações Institucionais da Artemisia, a aliança entre organizações que são referência em seus respectivos segmentos traz visibilidade a uma questão de suma importância para o país. "Partilhamos a crença que as startups podem trazer inovações escaláveis para melhorar o atendimento à população de baixa renda. A Artemisia, inclusive, já acelerou muitos negócios promissores que são exemplos concretos de como soluções inovadoras já estão transformando o setor da saúde", afirma.

A executiva acrescenta que desenvolver uma parceria na área da saúde tem sido estratégico para a organização. A Artemisia acredita que, mais do que apoiar negócios de forma isolada, é preciso colaborar com o fortalecimento setorial para assim alcançar a transformação almejada para o país. "Temos buscado realizar parcerias com organizações que são referência em seus setores de atuação, que compactuem com a nossa visão de construção de negócios, melhorem a vida de milhares de pessoas e potencializem os resultados do nosso trabalho", afirma.

Com a missão de promover a qualidade de vida nas comunidades nas quais o Grupo Sabin atua, o Instituto está engajado no objetivo de buscar modelos sustentáveis para promover o bem-estar dos brasileiros em três áreas estratégicas: saúde, educação e esportes. Segundo Fabio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin, a organização almejava entender melhor o campo e buscava uma aproximação que não fosse trivial, ou seja, que trabalhasse sob uma perspectiva diferente dos demais institutos, que convencionalmente investem em premiações ou seleção de startups. "O Instituto Sabin sempre esteve focado na construção de relacionamentos duradouros e relevantes. Dessa forma, buscamos parceiros como a Artemisia, que tem a mesma linha de propósito e profundo conhecimento do campo", afirma Deboni.

Instituto Sabin

Criado em 2005 e qualificado como OSCIP, o Instituto Sabin surgiu com a missão de reunir e formalizar as práticas de responsabilidade social exercidas pelo Laboratório Sabin. Bem antes da criação do Instituto, o Laboratório Sabin já realizava ações sociais, beneficiando comunidades e pessoas carentes. O próprio crescimento desse trabalho fez emergir a necessidade da fundação do Instituto. O primeiro projeto social do Laboratório Sabin foi o Criança e Saúde, cujas ações foram iniciadas em 1999. O objetivo era apoiar creches de comunidades carentes no desenvolvimento de ações de saúde, em especial as que acolhiam crianças que apresentavam elevados índices de verminoses.

A parceria do Sabin foi fundamental para mudar este quadro não apenas com a redução do diagnóstico, mas também na melhoria considerável do atendimento prestado pelas creches à comunidade. Desde então, as ações, programas e projetos sociais aumentaram e a necessidade da criação de um Instituto responsável exclusivamente por desenvolver e coordenar os projetos se tornou necessária. Atualmente, o Instituto Sabin tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades nas quais o Grupo Sabin atua tendo foco nas áreas de saúde, esporte e educação. Até 2015, mais de 800 mil pessoas haviam sido beneficiadas com as ações, projetos e apoio do Instituto.

Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade