PUBLICIDADE

Araguari-MG vai receber a II Jornada de Produção e Gestão Cultural

16 nov 2016 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, receberá a II Jornada de Produção e Gestão Cultural - "Balaio Popular - Circulação e Compartilhamento", no dia 22 de novembro, no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC localizado na Avenida Minas Gerais, nº 1889, no centro.

Foto: DINO

O evento, que está voltado para artistas, produtores, gestores, empreendedores culturais locais e alunos universitários de áreas que tenham interface com a cultura, será realizado pelo Grupontapé de Teatro que já circulou com o projeto nas cidades mineiras de Uberlândia, Monte Carmelo, Patrocínio, Ituiutaba e Araxá, na primeira edição, em 2014 e, nesta segunda temporada, as cidades escolhidas foram São João Del Rei, Divinópolis, Uberaba, Araguari a Três Corações.

Aprovada pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, a Jornada de Produção e Gestão Cultural é um convite à reflexão sobre o fazer cultural em cada localidade a partir da experiência de 22 anos do Grupontapé de Teatro.

O evento estimula o debate sobre o fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para garantir a eficiência dos grupos e ações culturais. "Estamos levando na bagagem o case de 22 anos do Grupontapé de Teatro no intuito de compartilhar experiências e reforçar a ideia de que grupos artísticos de cidades interioranas têm a possibilidade de viver de arte e cultura", complementa Bizinotto.

Atividades

O evento conta sempre com palestras, intervenções cênicas, apresentações de peça teatral e um debate entre os participantes. "Nós procuramos conduzir a Jornada em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis, produtor artístico do Grupontapé; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por mim e 3º) A experiência do teatro aplicado como plataforma de sustentabilidade e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lourenço, integrante do Grupo", informa Katia Bizinotto.

"Nós abordamos desde a transversalidade da cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância de um pensamento e gestão estratégica voltados para gestores, grupos artísticos e o resultado da vivência de 22 anos do Grupontapé de Teatro", detalha Katia Bizinotto.

Apresentação do espetáculo "Balaio Popular"

Como parte integrante da programação da Jornada, o público é convidado a assistir à apresentação gratuita da peça teatral "Balaio Popular", também no dia 22, antes das palestras, na Capela, às 19h00.

Criado em 2004, o tradicional espetáculo do Grupontapé foi concebido na linguagem do teatro de rua e une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

Com música, brincadeiras, parlendas e histórias, o "Balaio Popular" promete divertir e encantar o público de todas as idades.

Inscrições

Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade. Já os espetáculos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição.

O link para inscrição: https://goo.gl/forms/JXASQFiygV6GiC553

Também pelo site do Grupontapé: www.grupontape.com.br

Serviço:

O quê: II Jornada de Produção e Gestão Cultural - "Balaio Popular - Circulação e Compartilhamento"

Quando: 22 de novembro

Onde: Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC (Avenida Minas Gerais, nº 1889. Centro. Araguari-MG).

Inscrições Gratuitas: https://goo.gl/forms/JXASQFiygV6GiC553 ou pelo site: www.grupontape.com.br

Ficha Técnica "Balaio Popular"

Roteiro: Grupontapé

Direção: Fernando Limoeiro

Elenco: Katia Bizinotto, Katia Lou, Drikko Ribeiro e Hugo Lopes

Duração: 30 min.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade