PUBLICIDADE

Empresária, atleta e mãe perde 40kg só com ajuda de aplicativo

8 fev 2017 - 14h39
(atualizado em 8/3/2017 às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Para a maioria das pessoas, a rotina atribulada acaba engolindo aquele tempo reservado para cuidar do corpo e da saúde. Com a empresária Ana Agostini, 36 anos e mãe de dois filhos, o caminho não foi diferente: ela sempre teve múltiplas jornadas em casa e no trabalho, ficando sem tempo para se exercitar. Com o sedentarismo, Ana chegou à obesidade mórbida. Foi quando conheceu o aplicativo Freeletics, um personal trainer digital que já possui mais de um milhão de usuários no Brasil e propõe exercícios feitos em casa e, em um ano, perdeu 40 quilos e participou de sua primeira corrida.

Foto: DINO

"Pesava 104 quilos, quando um médico chamou minha atenção. Aí comecei meus treinos de 15 minutos diários com o aplicativo, perdi 20 quilos em oito meses de treinos e não parei mais. Hoje, estou com 64 quilos e me sinto ótima. Tenho fôlego pra aguentar o ritmo do dia a dia, posso curtir meus filhos sem me cansar e melhorei muito minha autoestima", disse Ana, que criou um vídeo onde mostra sua transformação e dá seu depoimento para incentivar outras pessoas na mesma situação.

Antes de começar a usar o Freeletics, Ana afirma que tentou vários outros métodos, mas sempre sem sucesso. "Nunca conseguia ficar mais de três meses numa academia, pois enjoava e achava o treino repetitivo. Além disso, o ambiente é intimidador, pessoas com o corpo em forma e eu tentando apenas sair do zero", explicou. A empresária conta ainda que encontrou no aplicativo algo diferente, feito a qualquer hora e em qualquer lugar. "Ele vai lançando vários desafios que tiram a gente da zona de conforto, mesclando treinos de força, cardio e corrida. E melhor, consigo fazer isso em casa, perto dos meus filhos", disse.

O aplicativo pode ser usado em três modalidades: o Bodyweight, para treinos funcionais de alta intensidade usando apenas o peso do próprio corpo; O Running, para treinos com corridas intervaladas; E o Gym, que eleva a experiência do treino em academias para um novo patamar. Todos os apps contam com o "Coach" (o Treinador), uma ferramenta de inteligência artificial que constrói rotinas de treinos personalizados para cada usuário de acordo com o nível atual de condicionamento físico.

A primeira sessão, o "Coach" promove uma série de testes de condicionamento físico e um questionário para saber qual é o seu nível atual. As respostas são usadas para criar a primeira semana de treinos, com vídeos tutoriais didáticos para a execução correta. "Ele vai sentindo sua resistência e se adequando ao seu perfil de acordo com seus feedbacks ao final de cada treino, como se você estivesse acompanhado de um personal. Ou seja, cada vez que você treina o programa conhece melhor o seu corpo", disse Agostini.

"A atividade física é essencial para todos, porém, deve ser feita com moderação e de forma progressiva. Para pessoas que buscam a performance em algum esporte, essa frequência pode ser maior, substituindo os dias de repouso por exercícios de menor intensidade ou que trabalhem outros grupos musculares", recomenda o ortopedista Eduardo da Costa Brandão Prota, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo.

Com o corpo mais preparado e a alimentação regrada, Ana resolveu ir para um novo ponto: correr mais e em menos tempo. Ao invés de colocar um tênis no pé e correr aleatoriamente, sem apoio, o "Coach" novamente foi sua arma secreta. "Eu não conseguia correr até a esquina de casa. Foi quando comecei a usar o Freeletics Running e em seis meses, com alimentação regrada e mantendo um ritmo de quatro treinos semanais de exercício, eu participei da meia maratona de Campinas (SP), com 21 quilômetros", comemorou.

Mudança também na alimentação

Outro ponto importante que ajudou na melhoria radical da saúde de Ana Agostini foi o controle na alimentação, ingerindo produtos específicos que são essenciais para melhorar o rendimento do atleta. "Comecei a controlar tudo, com apoio de uma nutricionista. E isso não é só uma questão de comer ou não o que se gosta, mas de autocontrole", avaliou.

A nutricionista Fabiana Dias Bellão explica que, para quem está começando, é preciso seguir algumas regras e não entrar em dietas malucas que prejudicam a saúde. "Não fazer exercício em jejum e comer alimentos ricos em fibras uma hora antes de correr, como massas integrais e frutas. No pós treino, buscar carboidratos simples, como arroz branco e batata, além proteínas que podem ser encontradas em carnes e ovos. Tudo isso balanceado ajuda bastante", disse.

Os alimentos termogênicos, famosos "queimadores de gordura", também entram na lista da nutricionista, pela capacidade deles em aumentar o gasto energético corporal e estimular o organismo. "Isso acontece porque esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e possuem substâncias que aceleram o metabolismo. Como opções, temos o chá verde, chá branco, chá de hibisco, canela, pimenta e o guaraná em pó natural. Se o atleta tiver alguma dúvida ou dificuldade, indico que procure auxílio de um profissional", esclareceu Bellão.

Sobre a FREELETICS

A missão da Freeletics é ajudar as pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas e alcançar seu pleno potencial. Criada em 2013, na Alemanha, a Freeletics está presente em 160 países e conta com mais de 14 milhões de usuários inscritos, no Brasil esse número ultrapassou o patamar de 1 milhão de Atletas Livres, como é conhecida a comunidade de usuários do app. O aplicativo oferece programas de treinamento personalizados de acordo com o estágio atual da preparação do usuário, promovendo a motivação e evolução dos treinos com o passar do tempo. Conheça mais em www.freeletics.com e www.facebook.com/freeletics.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade