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Alinhamento de estratégias entre indústria e varejo pode impulsionar negócios em tempos de crise

Involves aposta na tecnologia para gestão de trade marketing e na educação do segmento para gerar inteligência de mercado

19 jul 2016 - 17h26
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O varejo e a indústria são dois importantes pilares da economia brasileira, ainda assim, os setores não estão passando imunes ao período de recessão. O faturamento do comércio varejista do país deve terminar o ano de 2016 com uma queda de 3,9%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já em 2015, as vendas do comércio registraram a maior queda da história, -4,3%, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Intimamente relacionados, os indicadores da indústria não foram positivos no primeiro trimestre de 2016, frente ao ano anterior. O faturamento recuou 13,2%, as horas trabalhadas tiveram retração de 10,5% e o emprego diminuiu 9,3%, conforme afirma a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para tentar virar a mesa em um ano atribulado, a orientação das empresas não poderia ser outra: otimizar os recursos e ampliar a competitividade.

Foto: DINO

Para a Involves, empresa catarinense focada no segmento de tecnologia para trade marketing, o alinhamento de estratégias entre os dois setores é fundamental para sobreviver a esse cenário. "Pensando nisso, apostamos na tecnologia para gestão de toda cadeia do trade marketing e na educação do segmento de trade para gerar inteligência de mercado", observa o cofundador e diretor da Involves, Rodrigo Lamin. Fundada em 2008 e sediada em Florianópolis, a empresa, que é exemplo de um negócio bootstrapping de alto impacto, tem como seu carro-chefe o Agile Promoter, uma solução SaaS, que favorece uma gestão mais estratégica do ponto de venda, facilitando o monitoramento da equipe de campo, a roteirização inteligente e o acompanhamento de performance da execução de merchandising no PDV, tudo em tempo real.

A solução foi adotada por mais de 180 clientes - indústrias, distribuidores e agências especializadas em trade marketing -, totalizando mais de 17 mil licenças, e fez com que a Involves crescesse 158% em 2015, expandindo seu mercado para mais 11 países da América Latina, além do Brasil, e também para a África. O Grupo Technos, líder na América Latina no ramo relojoeiro, com 20 marcas no portfólio, está entre os clientes. Segundo o gerente executivo do Grupo, Miguel Cafruni, a adoção da tecnologia veio para auxiliar a organização a superar o desafio de inovar no mercado, qualificar a comunicação com clientes e parceiros, assim como dar maior suporte ao departamento de trade marketing e aos lojistas. "Encontramos na Involves um parceiro sólido, de confiança e extremamente competente. Além disso, o Agile nos atende na plenitude da excelência. O sistema em nuvem permite usufruir de uma informação rápida, segura, confiável e em tempo real. Foi um ganho de execução muito grande para o Grupo", conclui.

Mercado em formação

Como em praticamente todos os setores econômicos, a tecnologia entra como uma importante aliada na busca por melhores resultados, mas sua aderência depende, muitas vezes, da maturidade do mercado. Por isso, a Involves investe na educação e no compartilhamento de conhecimento e experiências de sucesso. Em dezembro de 2015, realizou a primeira edição do Agile Experience, evento pioneiro no segmento de trade marketing, que reuniu especialistas e clientes para debater por dois dias as melhores práticas para otimização de processos e maximização de resultados, além de apresentar as principais tendências e desafios do segmento. "Em 2016, o encontro será ainda maior e mais imersivo, além de ser aberto ao público e com palestrantes internacionais", revela Lamin.

Para disseminar conhecimento e boas práticas de forma mais perene, a Involves também lançou em fevereiro de 2016 o Clube do Trade, um portal que aborda temas palpitantes do cenário de atuação do trade marketing e oferece conteúdo educativo, exclusivo e gratuito aos profissionais do setor. "Queremos auxiliar os profissionais de trade marketing e vendas a serem mais assertivos nas suas estratégias. Acreditamos que compartilhar conhecimentos e experiências práticas é o caminho", observa o diretor.

Qualidade de vida no foco da expansão

A aderência da tecnologia desenvolvida pela Involves para o setor de trade marketing impulsionou o crescimento da empresa, que em 2015 registrou crescimento de 158%. Para dar sustentação a esse ganho de mercado, o quadro de colaboradores mais do que dobrou naquele ano - eram 30 e hoje são cerca de 70. Segundo o cofundador e administrador, André Krummenauer, neste contexto, o desafio está em manter a cultura organizacional alinhada e fazer com que ela faça sentido na vida do funcionário. "Por isso, temos investido forte nas ações de recursos humanos. Queremos não só garantir o engajamento e a produtividade, mas principalmente, a satisfação no trabalho." No período de pouco mais de um ano, as equipes que mais cresceram na empresa foram as desenvolvimento e as de sucesso do cliente.

Krummenauer conta que a organização está constantemente em busca de profissionais especializados e que também desenvolve uma série de atividades para reter esses talentos, com foco na qualidade de vida, que vão desde horários flexíveis até o incentivo do consumo de frutas no ambiente de trabalho. Conciliando a necessidade de manter a cultura organizacional alinhada e ainda integrar e motivar os times, a Involves ainda criou o Processo de Involvimento, destinado a receber os novos colaboradores, e os Programas de Involvimento, atividades de lazer em grupo, que vão desde massagem, até rafting, cinema e futebol. De acordo com o administrador, a Involves dedica mensalmente um valor de seu faturamento para viabilizar as atividades escolhidas por cada colaborador, por acreditar que o retorno é positivo também para a empresa.

Trajetória de impacto - A história da Involves, selecionada duas vezes para o programa de aceleração Promessas, da Endeavor, tem diversas semelhanças com o caminho percorrido pelas empresas do setor tecnológico de Santa Catarina. Dentro do ecossistema empreendedor, contudo, a organização se destaca como uma scale-up, título dado pela Endeavor às empresas de alto impacto, ou seja, que crescem e empregam acima da média. Outra característica deste grupo de empresas é ser formada por mais sócios — a Involves tem seis. "Quando começamos, éramos jovens universitários e nos unimos por conta do gosto pela música. Hoje, os ex-membros da banda de garagem compartilham não só acordes, mas também a ambição de crescer 200% neste ano", conta Krummenauer.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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