PUBLICIDADE

Cinco apps gratuitos e essenciais para estudantes

De aula online a armazenamento na nuvem, alunos contam com o smartphone para potencializar estudos

23 jun 2016 - 14h35
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Se por vezes a tecnologia é considerada uma distração para os estudantes, por outro lado a situação se inverteu. Não são poucas as escolas e docentes que recorrem a soluções tecnológicas para melhorarem suas aulas e disseminaram conhecimento aos alunos. A Internet, sobretudo, se transformou em uma grande sala de aula: 54% dos jovens acessam a web para se preparar para provas e testes como ENEM, vestibulares ou concursos públicos, segundo a pesquisa Juventude Conectada. A popularização dos smartphones fez surgir aplicativos que potencializam o aprendizado. Confira cinco apps aliados do aluno:

Assista a Vídeoaulas online

Atualmente, a sala de aula é apenas um recurso que o aluno tem para ganhar conhecimento. Ele pode, por exemplo, combinar o que aprendeu com outras ferramentas, como vídeoaulas online por meio de aplicativos. O Me Salva! é um dos pioneiros do país neste conceito e oferece diferentes disciplinas que englobam o ensino médio, ENEM e até cursos de graduação. As duas primeiras aulas de cada módulo são gratuitas, mas o aluno pode assinar diferentes planos e ter acesso à diversas funcionalidades, como plano de estudos customizado. Disponível para usuários de iOS e Android.

Tenha palestrantes renomados na palma da mão

Precisa de uma referência para incrementar um trabalho acadêmico ou quer conhecer mais sobre um determinado tema? Basta baixar o app do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), uma organização sem fins lucrativos que organiza diversas conferências sobre estas três áreas ao redor do mundo. A entidade disponibiliza um enorme acervo e palestras com legendas em mais de dez idiomas. O recurso já está presente nos três principais sistemas operacionais: iOS, Android e Windows Phone.

Treine seu inglês

Provas e exames de língua estrangeira estão entre as principais preocupações dos estudantes brasileiros. Para desatar o nó, há aplicativos que ensinam diversos idiomas de forma lúdica e agradável. O Duolingo, por exemplo, traz o conteúdo dividido por assuntos do cotidiano e tem lições sobre pronúncia, escrita e compreensão oral. Ele é gratuito e também atende smartphones que possuem iOS, Android e Windows Phone.

Organize seus trabalhos e tarefas

Em muitos casos, o que atrapalha o aluno é a falta de organização dos diferentes afazeres da vida escolar. Para solucionar esse problema, existem soluções como o My Study Life, disponível para os três sistemas operacionais, que funciona como uma espécie de agenda para o estudante. Com ele, é possível organizar horário de aulas, prazos de entregas e demais atividades.

Salve tudo na nuvem

É altamente recomendável que o estudante tenha uma conta na nuvem para salvar os principais trabalhos e documentos que o auxiliem nos estudos. Além da facilidade de organização em ter tudo no mesmo lugar, essa prática impede contratempos desagradáveis, como atraso na entrega ou perda de um material. O programa mais conhecido é o Dropbox, que pode ser compartilhado com colegas de sala, por exemplo. Ele também possui versões para iOS, Android e Windows Phone.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade