0

Aceto Balsâmico, sabores complexos com complexidade

Valorizado em todo o mundo, os produtos Olitalia são donos de uma grande versatilidade e de produção especial

17 mar 2017
17h16
  • separator
  • comentários

A culinária italiana é bastante conhecida por suas massas frescas, vinhos e temperos tradicionais, porém alguns produtos também vêm ganhando destaque pelas suas grandes produções.

Foto: DINO

Uma das marcas responsáveis por esse crescimento é a Olitalia, grande e importante produtora italiana de azeites. Um dos seus maiores feitos, é o Aceto Balsâmico, um produto muito especial e dono de uma grande versatilidade. Ele é facilmente encontrado, porém somente um é o original e verdadeiro, aquele fabricado na cidade de Modena -Itália desde a época medieval. O Aceto, no início, era objeto de desejo de muitos e apenas no século XIX começou a ser comercializado em grande escala. Até os dias de hoje eles são produzidos na cidade e se tornou o famoso "Aceto Balsâmico Tradicional de Modena".

O Aceto Balsâmico é um dos maiores condimentos da cozinha, além de ter um sabor único, refinado e ser rico em arginina e flavonoides, substâncias que ajudam a evitar hipertensão e protegem as células na ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Valorizado em todo o mundo, seu ponto de envelhecimento é o ponto fundamental, podendo levar até sete anos em barris de carvalhos para obter mais sabor (quanto mais o tempo de armazenamento, maior o sabor).

Na cozinha italiana o Aceto é unanimidade por muitos, certamente por ele poder ser utilizado tanto para acompanhar pratos salgados quanto os doces. A sua produção se inicia no campo, onde é feito a colheita das uvas em seu amadurecimento máximo. Com os frutos em mãos, eles são devidamente prensados e em seguida o suco é levado para uma cocção lenta. É importante frisar que todo o procedimento é feito com o mostro da uva, e não com o vinho, deixando assim o sabor mais fresco e que agradando os paladares dos principais chefes de cozinha.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade