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A aplicação do SEO na assessoria de imprensa

Saber aplicar o SEO é muito útil para qualquer profissional de comunicação, inclusive para o assessor de imprensa.

17 mar 2017 - 16h01
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Atualmente, a internet é o principal meio em que as assessorias de imprensa atuam. Isso quer dizer que muitas das práticas e técnicas utilizadas no dia a dia do assessor tiveram que passar por mudanças e se adaptar ao mundo on-line. Hoje, mais do que comunicar, é papel da assessoria expor a marca no ambiente digital, garantindo que o conteúdo sobre a empresa seja encontrado pelo público. Isso significa estar bem posicionado nas páginas de resultados dos grandes sites de busca. E é aí que entra o SEO. A otimização para mecanismos de busca, como é chamada em português, é um conjunto de técnicas e boas práticas adotado em sites e blogs que busca conquistar maior destaque nos resultados das páginas de busca, como Google e Bing. A utilização dessas técnicas vai auxiliar esses mecanismos a identificarem sobre o que se trata cada conteúdo em seu site e relacioná-los aos termos pesquisados pelos usuários, fazendo com que a página seja considerada mais relevante e, assim, garanta um melhor posicionamento nos resultados de buscas orgânicas (não pagas).

Foto: DINO

É a partir das palavras-chave inseridas em seu conteúdo que os mecanismos de busca identificam os assuntos abordados, a fim de apresentar resultados mais precisos aos usuários. Além disso, é por meio desses termos que as pessoas chegarão até você ao realizarem uma pesquisa. Para defini-las, é necessário levar em consideração os termos mais pesquisados e com os quais o seu público se refere à sua marca, aos seus produtos e ao seu nicho de mercado. A partir daí, essas palavras e expressões relacionadas com o seu conteúdo devem ser utilizadas no título e ao longo do texto produzido pelos assessores de imprensa, sem exageros, pois o uso excessivo das palavras-chave pode comprometer os índices de SEO e prejudicar o posicionamento do conteúdo nos resultados de pesquisa.

Ao longo do texto, links que direcionam o leitor a outras páginas com assuntos relacionados ao abordado devem ser compartilhados de forma natural. Quanto mais relevantes forem esses links, mais bem classificados serão os conteúdos. O uso de links ou textos âncora em outros sites e portais relacionados à sua empresa também auxilia no aumento de tráfego para seu site. Isso, porque, ao permitir que mais pessoas cheguem à sua página através da publicação de conteúdos em portais e sites de grande visibilidade, esse redirecionamento fortalece a otimização do conteúdo e ajuda os mecanismos de pesquisa a compreenderem o contexto em que está inserido o texto. Essa estratégia faz com que eles entendam o site referenciado como relevante, favorecendo o bom ranqueamento na página de resultados.

De acordo com a diretora de Inteligência de Mercado da MITI, Elizangela Grigoletti, "a utilização de técnicas de SEO na otimização de conteúdos produzidos pela assessoria de imprensa já não pode mais ser considerada um diferencial. O uso dessas práticas se tornou fundamental na divulgação e construção de relevância de marcas no ambiente on-line, aumentando a possibilidade de serem mais facilmente encontradas pelo público e, consequentemente, ampliando sua visibilidade". É necessário que o assessor se mantenha atualizado com novas técnicas e tendências para otimizar seu trabalho nos meios digitais. O uso de SEO é apenas uma das ferramentas que o profissional tem em mãos para aprimorar a divulgação do cliente e alavancar novos negócios.

SERVIÇO:

MITI Inteligência

Monitoramento de Informação e Inteligência de Mercado

Clipping de notícias online, impressas, rádio, TV e mídias sociais

Rua Lindolfo Pessoa, 45, Curitiba, PR 41 3023-1698

http://miti.com.br

comercial@miti.com.br

0800 052 1698

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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