PUBLICIDADE

40º Encontro ANPOCS começa nesta segunda, 24, com reflexões sobre Estado e Democracia

24 out 2016 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários

Com análises sobre política, economia, cultura, democracia, movimentos sociais, meio ambiente, questões de gênero e raça e debates sobre modelos de desenvolvimento, acontece em outubro o 40º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). O evento conta com mais de mil trabalhos inscritos que serão apresentados por professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores das Ciências Sociais, entre os dias 24 e 28, em Caxambu, Minas Gerais.

Foto: DINO

Além de promover o intercâmbio de conteúdos e metodologias, este ano o evento celebra o quadragésimo aniversário da Associação. "Os 40 anos de Encontros da ANPOCS constituem um verdadeiro marco das Ciências Sociais brasileiras. É uma história de construção sistemática e permanente e de participação crucial no debate científico no país e no exterior", afirma o sociólogo José Ricardo Ramalho, que preside a entidade. "Vamos resgatar um pouco desta história e de suas principais lideranças", completa.

Como acontece todos os anos, o Encontro Anual da ANPOCS deve ser um espaço privilegiado de debate sobre a conjuntura do Brasil. E em 2016, ano em que o país viveu situação política singular, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e escândalos de corrupção sucessivos, não deve ser diferente. As interpretações sobre o processo político, as consequências da crise política sobre as instituições de Estado e os impactos sobre a economia devem, portanto, balizar trabalhos e análises.

"Este próximo encontro será especialmente instigante. Teremos a oportunidade de debater de forma aprofundada o que significou o processo que nos trouxe até aqui, bem como seus desdobramentos, contemplando visões diversas, capazes de expressar a pluralidade existente na coletividade das Ciências Sociais brasileiras", destaca o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, secretário executivo da ANPOCS, acerca das discussões que se farão sobre a atual conjuntura vivida pelo país.

O Simpósio de Conjuntura deve propor abordagens interessantes a este respeito. As três sessões - conjuntura política, que acontece no dia 25/10; conjuntura econômica, que será no dia 26/10; e conjuntura social, a ser realizada no dia 27/10 - contam com nomes como Luis Felipe Miguel (UnB), Maria Izabel Noll (UFRGS), Brasílio Sallum Jr. (USP), Marcos Fernandes (FGV-SP), Flávia Chein (UFJF), Breno Bringel (Iesp-Uerj), Michel Misse (UFRJ), entre outros.

A Abertura Oficial do 40º Encontro Anual da ANPOCS será realizada segunda-feira, dia 24/10, às 20h30, na sala 4 do Anfiteatro Glória, Caxambu (MG). Na sequência, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica, criado em 2013 para reconhecer e premiar pesquisadores da área por suas contribuições acadêmicas, produção intelectual e trabalho institucional em prol das Ciências Sociais. As atividades do primeiro dia se encerram com o Coquetel de Abertura e Lançamento de Livros e Revistas, às 22 horas.

O evento conta com patrocínio do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG e Fórum de Segurança Pública, e apoios institucionais do Serviço Social do Comércio (SESC), FFLCH/USP, Prefeitura de Caxambu e Instituto Moreira Salles.

:: DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO ::

Em 2016, uma ampla programação comemorativa foi planejada para celebrar os 40 anos da ANPOCS. Entre apresentações de vídeos (durante a abertura oficial) e exposições fotográficas (ao longo de todo o encontro), será realizado o Colóquio Especial Comemorativo "A ANPOCS e as Ciências Socais nos últimos 40 anos" (CEC1), dividido em duas sessões, nos dias 26 e 27 de outubro, das 19h30 às 21 horas e das 18h00 às 19h30, respectivamente. O baile comemorativo acontece quinta-feira, dia 27.

Em 2016, os grupos de trabalho (GTs), que funcionam por dois anos seguidos, dão lugar aos seminários temáticos (STs), que orientam a criação de novos GTs para o biênio seguinte. Serão 35 STs no total. Já as apresentações de pesquisas e relatos de produção acadêmica acontecem nos Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs), que são realizados ao longo de todo o encontro, sendo, ao todo, 33 SPGs. Completam a programação 11 colóquios; quatro fóruns temáticos; 27 mesas-redondas e cinco conferências.

CONFERÊNCIAS NACIONAIS

Em 2016 serão realizadas duas conferências ministradas por pesquisadores importantes da academia brasileira. Alfredo Wagner Berno de Almeida, doutor em Antropologia Social pela UFRJ, exporá sobre o tema "Medo de compreender? Ampliação da ação conservadora em domínios que os pensadores críticos imaginavam ter exclusividade". Já o sociólogo e cientista político Gabriel Cohn, professor emérito da FFLCH/USP, deve discutir os segredos da organização e do modo de funcionamento do capitalismo na sua fase contemporânea na conferência intitulada "Vias sinuosas".

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Serão ao todo três conferências internacionais: a primeira, realizada por Philippe Steiner, da Universidade Paris-Sorbonne, tem como título "Gift-giving in Modern Societies: the case of Organizational gift-giving". A segunda será sobre o Estado Plurinacional na Bolívia e será apresentada pelo sociólogo Fernando Mayoga, da Universidad Mayor de San Simón. Por fim, Mabel Grimberg, da Universidad de Buenos Aires (UBA), mostra resultados de pesquisas que desenvolve na região metropolitana de Buenos Aires. As conferências serão nos dias 25, 26 e 27, sempre das 11h30 às 13h00.

EXPOSIÇÕES E FILMES

Quatorze ensaios fotográficos serão expostos ao longo dos quatro dias de evento, tendo por objeto variados temas, como religiosidades afro-brasileiras, manifestações de rua, gênero, rituais indígenas e outros, morte, relações África-Brasil, transformações urbanas e água. A sessão de cinema exibirá nove filmes, igualmente sobre temas muito distintos, que vão do samba ao funk, passando pelas performances de dança soul, contemplando ainda outros temas, como a religião e também a presença de indígenas na cidade.

CURSO E WORKSHOP

Para os que pretendem aprofundar conhecimentos em Ciências Sociais, durante o evento haverá o tradicional curso "Reinventando os Clássicos" (CS1), que está organizado em três aulas: 1) "Ensaio sobre a Dádiva" - quase um século; 2) Entre a racionalização da conduta e a efervescência coletiva: razão e emoção no estudo dos movimentos sociais - perspectivas clássicas e contemporâneas; e 3) Clausewitz e o "Da Guerra". Haverá ainda o workshop "Acesso, difusão e memória: o caso da Brasiliana Fotográfica" (WS01).

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade