PUBLICIDADE

25/10, Dia do Cirurgião-dentista, tem prevenção de câncer bucal na Av. Paulista, realização da ABCD

20 out 2016 - 09h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Campanha Sorria para a Vida é realizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), ininterruptamente desde 2014, sempre de março a dezembro, em pequenas e grandes cidades brasileiras, para o diagnóstico precoce do câncer bucal, doença que apresenta 15 mil novos casos a cada ano, com a morte de 5 mil nesse período. Se detectado precocemente e tratado, salva vidas.

Foto: DINO

Jovens, o público de risco - Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, aplaude a recente medida do governo de iniciar a vacinação contra o HPV também em meninos entre 12 e 13 anos a partir de janeiro de 2017. Serão 3,6 milhões de garotos que até agora estão na rota de disseminação do vírus, com sérios riscos de casos de câncer e câncer bucal. O HPV teve crescimento de 300% nos últimos anos, devido a contatos sexuais desprotegidos e por esta razão a ABCD antecipou-se e desde 2014 estendeu à faixa etária de adultos e idosos também os jovens na detecção precoce de câncer bucal.

188 milhões têm doença bucal - No Brasil estão ¼ dos dentistas do mundo (270 mil), para uma população de 209 milhões de habitantes, com geração de desigualdades regionais imensas: 17 cidades têm populações acima de 1 milhão, enquanto Serra da Saudade (MG) abriga 815 pessoas. Noventa por cento da população brasileira - 188 milhões de pessoas - sofre de doenças bucais e o país fica atrás, apenas, da República Tcheca e da Índia quando se fala na incidência do câncer bucal.

Prevenção é a saída - "O tamanho do Brasil e o da doença bucal são compatíveis. Com todo o avanço que houve nos mais de 10 anos do Brasil Sorridente, quando a redução da cárie em crianças foi significativa mas ainda deixou cerca de 50% da população infantil com a doença, vimos que é possível, com a prevenção desde a mais tenra idade até a idade adulta, minorar os danos que os problemas na boca podem gerar na saúde geral dos indivíduos", alerta Cecchetto.

5 mil diagnosticados -Desde a primeira campanha (2014), depois a segunda (2015) e agora a terceira (2016), cerca de 520 cirurgiões-dentistas voluntários participaram das 50 ações que a ABCD promoveu com apoio da Abimo Associação Brasileira da Indústria e Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) e de outras instituições e empresas. Apenas neste ano cerca de 5 mil pacientes estão passando por diagnósticos preventivos. A ABCD já está preparando a quarta edição da campanha para 2017.

Informações à imprensa: Solicite mais dados sobre câncer bucal, caso deseje.

Atendimento à imprensa: Editabr. Comunicação e Editora

Zaíra Barros/Claudia Flesch: (11) 98182.9122 /3253.6485

zairabarros@editar,com.,br / claudia@editabr.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade