PUBLICIDADE

Dezenas morrem em ataques aéreos sauditas no Iêmen

8 out 2016 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro bombardeios consecutivos atingem local de festas na capital Sana. Autoria é da coalizão sob comando da Arábia Saudita, visando rebeldes xiitas iemenitas. Líderes podem estar entre os mortos.Pelo menos 82 pessoas morreram e 534 ficaram feridas em ataques aéreos da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita contra uma sala de eventos no sul da capital iemenita, Sanaa, neste sábado (08/10), informou o Ministério da Saúde do governo dos rebeldes houthis.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do órgão, Ghazi Ismail, pediu a todos os médicos especialistas que se dirijam ao local para "salvar os feridos", e aos cidadãos, que façam doações de sangue. Ele também solicitou às organizações internacionais operantes no Iêmen que "cumpram seus deveres humanitários" e prestem atendimento médico.

O ataque a um salão de eventos do bairro residencial de Al Jamsin aconteceu quando centenas de pessoas homenageavam no local a mãe do ministro do Interior do governo insurgente, general Jalal Ali al-Rawishan, morto recentemente. A sala, completamente destruída, ficou semeada de cadáveres carbonizados e mutilados.

Coalizão sunita contra xiitas do Iêmen

Ao todo quatro bombardeios atingiram consecutivamente o local, os dois últimos no momento em que equipes de emergência já tinham começado os trabalhos de evacuação e resgate. Os feridos foram levados aos hospitais em ambulâncias e carros particulares.

Em meio ao caos e correria, muitos chegavam ao local do ataque procurando notícias de parentes e amigos. Falando à agência de notícias Efe, uma fonte do movimento rebelde dos houthis, que não quis se identificar, disse que os dirigentes do governo insurgente presentes na cerimônia poderiam estar entre os mortos.

A coalizão de países árabes e sunitas começou uma campanha militar no Iêmen em março de 2015 contra os rebeldes xiitas, que controlam a capital Sanaa, em apoio às forças leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, atualmente exilado em Riad.

AV/efe,ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade