PUBLICIDADE

Danos em represa levam a evacuação de milhares na Califórnia

13 fev 2017 - 08h23
Compartilhar
Exibir comentários

Quase 200 mil pessoas são obrigadas a deixar região da represa de Oroville após fortes chuvas e neve. Autoridades alertam para efeitos "catastróficos" de possível rompimento de estrutura da barragem.Dezenas de milhares de pessoas receberam neste domingo (12/02) ordem para evacuar com urgência uma região no norte da Califórnia, em razão do aumento do nível de água na represa de Oroville.

Temendo um rompimento da estrutura da barragem, as autoridades ordenaram a evacuação das cidades de Oroville, Yuba e outras na região, que estariam em "situação de perigo". Cerca de 188 mil pessoas foram afetadas.

O vertedouro principal da represa - estrutura hidráulica que permite o escoamento do excesso de volume de água - sofreu danos causados pela erosão na semana passada, levando as autoridades a ativar o escoadouro de emergência. Este, porém, também teria sofrido danos graves, segundo informou o departamento de polícia local.

"Avarias na estrutura do vertedouro auxiliar podem resultar numa vazão descontrolada das águas do Lago Oroville", afirmou a polícia nas redes sociais ao ordenar a evacuação.

Mais tarde, o xerife do condado de Butte informou que a erosão não progredia com a rapidez esperada e que a quantidade de água escoada pelo vertedouro auxiliar tinha diminuído significativamente.

No fim do dia, autoridades estaduais e locais afirmaram que o perigo imediato havia passado, mas alertaram que a situação ainda era imprevisível. O diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Bill Croyle, ressaltou que danos numa estrutura como essa podem ser "catastróficos".

O nível das águas aumentou em razão de chuvas fortes e nevascas nas últimas semanas, após anos de seca na região. A represa de Oroville, construída há 50 anos, está localizada acima da cidade de mesmo nome, de 16 mil habitantes.

RC/rtr/dw/dpa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade