PUBLICIDADE

Correio suíço testa robôs para entregas

23 ago 2016 - 17h32
Compartilhar
Exibir comentários

Máquinas podem levar encomendas de até dez quilos e percorrer seis quilômetros. Tecnologia visa complementar trabalho de carteiros. Testes começam em setembro em três municípios.

O correio da Suíça, Swiss Post, anunciou nesta terça-feira (23/08) que irá testar robôs para a entrega de pacotes a partir do próximo mês. A tecnologia visa complementar o trabalho de carteiros. A empresa pretende usar esse tipo de serviço para itens, cujas entregas necessitam de rapidez, flexibilidade e economia, como alimentos ou medicamentos.

Os robôs, produzidos pela empresa Starship Technologies, podem carregar até dez quilos e percorrer seis quilômetros. Eles navegarão por calçadas em uma velocidade equivalente a de pedestres. Segundo a Swiss Post, o robô é autônomo e está programado para evitar obstáculos e zonas de perigo.

Ele funciona com um sistema de GPS e de câmeras para o reconhecimento da região. Se houver alguma dúvida, um operador remoto assume o controle do robô à distância. Durante a fase de testes, os robôs-carteiros serão acompanhados e monitorados por um funcionário do correio que reunirá informações sobre as operações.

"No futuro, os robôs entregadores poderiam complementar as atuais soluções logísticas de entrega e trabalhar no trecho que atualmente não é coberto pelos carteiros", disse a Swiss Post, em um comunicado.

Se os novos carteiros forem aprovados, o serviço deverá ser disponibilizado no país nos próximos três anos. Berna, Köniz e Biberist foram os municípios escolhidos para os primeiros testes.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade