PUBLICIDADE

Contraceptivo masculino passa em teste com macacos

7 fev 2017 - 16h53
Compartilhar
Exibir comentários

Método que usa injeção de gel é bem mais simples de ser revertido do que a vasectomia. Após experiência bem-sucedida com coelhos e macacos, solução será testada em homens.Um novo contraceptivo para os homens foi aprovado nos testes em macacos, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (07/02) na revista médica Basic and Clinical Andrology. Pesquisadores informaram que 16 macacos cujos dutos de esperma foram selados com o gel não se reproduziram num período de até dois anos de observação contínua. Sem o gel, a taxa de gravidez das parceiras seria de cerca de 80%.

Até agora, homens não dispõem de muitas opções caso queiram usar um contraceptivo: preservativos são tidos por muitos como um método incômodo, o coito interrompido antes da ejaculação é considerado prática extremamente insegura e a esterilização por vasectomia, quando é feito o fechamento dos canais deferentes por cirurgia, é um método difícil e muitas vezes impossível de ser revertido.

O Vasalgel, desenvolvido por pesquisadores dos EUA, é um polímero que é injetado diretamente nos canais deferentes, bloqueando assim a passagem do esperma. A substância já tinha sido testada em coelhos, com resultados positivos. Os macacos rhesus, agora testados, são animais mais próximos dos humanos. Eles aparentam ter tolerado bem o gel, segundo os pesquisadores.

A vantagem do gel é que o tratamento pode ser revertido de forma relativamente simples. Durante o teste com coelhos foi possível desfazer o bloqueio pelo polímero através de um solvente de bicarbonato de sódio. No macaco rhesus, o método de reversão ainda não foi testado.

De acordo com a Fundação Parsemus, uma organização sem fins lucrativos que financiou o desenvolvimento do novo anticoncepcional para homens, um teste clínico de Vasalgels com humanos já está em fase de planejamento.

MD/afp/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade