PUBLICIDADE

Congresso dos EUA anula veto de Obama sobre lei de 11/9

28 set 2016 - 20h41
Compartilhar
Exibir comentários

Em decisão inédita, parlamentares americanos votaram a favor de derrubar veto sobre legislação que viabiliza ações legais contra governos suspeitos de apoiar o terrorismo. Obama chama anulação de erro.Em decisão inédita durante o governo de Barack Obama, o Congresso dos Estados Unidos anulou nesta quarta-feira (28/09) o veto do presidente a uma lei que permite familiares das vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 processarem governos estrangeiros suspeitos de apoiarem atos de terrorismo contra o país.

Por 348 votos a favor da anulação e 77 contra, os legisladores da Câmara dos Representantes seguiram o caminho do Senado, que havia rejeitado o veto poucas horas antes, por 97 votos a favor e um contra.

Dessa maneira, a chamada "Lei de Justiça contra Promotores do Terrorismo" entra automaticamente em vigor e permite aos familiares das vítimas do atentado de 11 de setembro processar o governo saudita por seu suposto apoio aos terroristas.

A Arábia Saudita, de onde eram originários 15 dos 19 homens que desviaram os aviões e executaram os ataques em Nova York e Washington, nega ter laços com os responsáveis pelos atentados e fez um enorme esforço de pressão em Washington contra a lei, que abrirá a porta para uma onda de processos e pedidos de indenizações.

Esta foi a primeira vez durante os oito anos de governo de Obama que um veto do presidente a uma lei foi derrubado pelo Congresso. O presidente disse que a decisão foi um erro e a classificou com um voto político.

A Casa Branca argumenta que a lei coloca em risco as relações entre EUA e Arábia Saudita e abre precedente para outras nações processarem diplomatas e militares americanos em cortes estrangeiras, com a desculpa da reciprocidade.

CN/efe/lusa/rtr/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade