PUBLICIDADE

COI confirma 45 novos casos de doping

22 jul 2016 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários

Amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012 apresentam resultados positivos, incluindo 23 medalhistas. Número de casos de doping após reanálises chega a 98.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta sexta-feira (22/07) 45 novos casos de doping a partir de amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Em comunicado, o COI afirmou que 30 novos casos foram identificados em amostras colhidas nos Jogos de Pequim e outros 15 nos de Londres.

As análises da segunda leva de amostras de esportistas que participaram dos Jogos de Pequim foram centradas principalmente em medalhistas, sendo que 23 dos 30 casos confirmados são de atletas de oito países diferentes que subiram ao pódio em quatro modalidades esportivas.

As 15 amostras colhidas nos Jogos de Londres que tiveram resultados positivos envolvem dois esportes e nove comitês olímpicos nacionais.

Os comitês olímpicos nacionais e as federações internacionais serão notificadas uma vez que sejam iniciados os procedimentos contra os atletas, que não poderão participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com início marcado para o dia 5 de agosto.

Inicialmente, o COI, alegando razões legais, não identificou os atletas ou suas nacionalidades. Mais tarde, porém, o comitê afirmou que a levantadora de peso turca Sibel Ozkan, medalhista de prata em Pequim 2008, foi pega nos exames após reanálises de amostras das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos. A Comissão Disciplinar do COI ordenou que a atleta devolva sua medalha.

Os resultados apresentados nesta sexta-feira aumentam para 98 o número de casos de doping após a reanálise de mais de 1,2 mil amostras colhidas nos dois eventos.

RC/efe/afp/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade