PUBLICIDADE

Climatempo

Você sabe o que é solstício de verão?

Astronomia define a data das estações do ano

21 dez 2016 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários

O verão 2016/2017 começou oficialmente no Hemisfério Sul às 7h44 (hora de Brasília) do dia 21 de dezembro de 2016 e vai terminar no dia 20 de março de 2017, às 7h29, também no horário de Brasília. No Hemisfério Norte começou o inverno.

Esse momento exato do início do verão, com dia e hora marcados, é chamado pelos astrônomos de solstício de verão. O Hemisfério Sul passou pelo solstício de verão e o Hemisfério Norte pelo solstício de inverno.

O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo muito bem determinados por cálculos astronômicos. Não é um período. Então, não é correto dizer "entramos no solstício". Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no verão (inverno).

Foto: Climatempo

Astronomia define a data das estações

A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. Pode-se saber a data e hora do início das estações com muitos anos de antecedência.

Os meteorologistas trabalham com as mudanças do tempo de um dia para o outro, de uma semana para outra, com as variações do clima de uma estação para outra. Porém, as mudanças meteorológicas não obedecem aos cálculos astronômicos. Nem sempre o frio mais intenso ocorre no auge do inverno e nem sempre o calor mais forte é no verão.

Por que ocorrem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo central da Terra. Este eixo faz um ângulo de 23,5° em relação à linha do plano do sol. A palavra solstício tem origem no latim e quer dizer "sol parado".

Você vai encontrar outras informações sobre Astronomia no

Foto: Climatempo

Dias longos, noites curtas

É nos dias próximos do solstício de verão (inverno) que temos os dias mais longos (curtos) do ano, com o maior (menor) número de horas de sol. A quantidade de horas de sol é chamada de insolação. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível nos estados do Norte e do Nordeste. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre.

No dia do solstício de verão, quanto mais longe da linha do Equador, maior o número de horas de sol, maior é a duração do dia. No solstício de inverno é o contrário: quanto mais longe do Equador Terrestre, menor o número de horas de sol.

Observe o mapa que mostra a duração do dia (número de horas de sol) em diferentes lugares. As cidades que estão mais distantes da linha do Equador têm mais horas de sol. Compare com a duração do dia no solstício de inverno no Hemisfério Sul. Note que em Fortaleza, a diferença de insolação no verão e no inverno é muito pequena, porque a capital do Ceará está muito próxima da linha do Equador.

Foto: Climatempo

Calor e número de horas de sol

Os dias mais longos do ano ocorrem um pouco antes e um pouco depois da data do solstício. Durante todo o mês de dezembro, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tem cerca de 14 horas de sol por dia. Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro são 14 de horas e cinco minutos de sol. São Paulo tem aproximadamente 13 horas e meia de sol diariamente em dezembro. Mas entre os dias 17 e 26 são 13 horas e 35 minutos diárias de sol. Em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, a cidade mais ao sul do planeta, o dia nesta época é muito longo. São 17 horas e 19 minutos de sol.

O grande número de horas de sol no verão no centro-sul do Brasil é um dos motivos para o maior aquecimento do ar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade