PUBLICIDADE

Ventania e muita chuva no Sul

Temporais continuam nesta sexta

13 out 2016 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários

As fortes áreas de instabilidade que se espalharam sobre a Região Sul do Brasil provocaram muita chuva e ventos fortes nos três estados nas últimas 24 horas, como vinha sendo alertado pela Climatempo.

Na região serrana de Santa Catarina, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, várias rajadas superaram os 100 km/h no Morro da Igreja, na cidade de Bom Jardim. Entre 3 horas da madrugada e 9 horas da manhã foram cinco rajadas. É lá onde fica o radar meteorológico do Morro da Igreja, operado pela Aeronáutica. O altitude elevada deste local, com presença de grandes montanhas, facilita a ocorrência da ventania.

 

Foto: Climatempo

Nuvem funil em Ponta Grossa (PR)

As nuvens muito carregadas que se espalharam sobre o Sul do Brasil também provocaram muita chuva. Diversas áreas dos três estados acumularam mais de 50 mm em 24 horas. No oeste do Paraná e de Santa Catarina choveu de 70 mm a 80 mm em 24 horas, o que corresponde a mais ou menos um terço da média de chuva normal para outubro.

Foto: Climatempo

Além da chuva forte, em , no leste do Paraná, houve a formação de uma nuvem funil na tarde de 12 de outubro, por volta das 16h. O internauta Guilherme Vieira comentou que o fenômeno durou uns 5 minutos, mas não tocou o solo.

Foto: Climatempo

A nuvem funil é o estágio anterior ao tornado. A nuvem funil que toca o solo é chamada de tornado. Este tipo de fenômeno pode voltar a ocorrer no Sul nesta sexta-feira. No fim de semana, o risco e formação de nuvem funil fica restrito ao Rio Grande do Sul.

A formação de nuvem funil é um indicativo da presença de nuvens muito carregadas que crescem quando a pressão do ar está muito baixa.

A população da Região Sul deve ficar alerta para as tempestades nesta sexta-feira. C

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade