PUBLICIDADE

Venta forte no litoral do RS ao RJ

Ciclone extratropical ainda atua no BR na 6ªF

27 out 2016 - 22h47
Compartilhar
Exibir comentários

O intenso ciclone extratropical que se organizou no dia 26 de outubro se intensificou nesta quinta-feira, 27, como era esperado e provocou ventania, com rajadas acima de 100 km/h no extremo sul do Brasil, no Uruguai e em áreas da Argentina.

Nesta sexta-feira, o ciclone ainda estará próximo da costa da Região Sul até o meio da tarde, mas depois se afasta cada vez mais em alto-mar, o que vai permitir o enfraquecimento dos ventos. Algumas rajadas muito fortes entre 80 e 100 km/h ainda poderão ocorrer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fortes rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h poderão ocorrer entre o litoral do Paraná e do Espírito Santo.

Na sequência de imagens de satélite é possível ver o ciclone extratropical já formado e girando no mar entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Repare na nebulosidade (manchas verdes e amarelas) que faz um movimento circular, se retorcendo como uma cauda de escorpião. As bandas de nuvens giram acompanhando o giro dos ventos em torno do centro de baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical. Os ventos rondam no sentido horário.

Foto: Climatempo

Na carta sinótica analisada pela Marinha do Brasil com dados de 12 UTC (10 horas, em Brasília), oa baixa pressão deste ciclone estava com 990 hPa. Este valor é muito baixo. Quanto mais baixa a pressão atmosférica mais intensos são os ventos.

Foto: Climatempo

No dia 27 de outubro e 2016, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 111 km/h em Chuí e de 110 km/h em Rio Grande, duas localidades no Rio Grande do Sul.  

Em Maldonado, no Uruguai, o aeroporto local registrou fortíssimas rajadas durante o dia 27 de outubro, que variaram de 80 a 120 km/h entre 6 horas e 21 horas, pelo horário de Brasília.

A tabela e o gráfico mostram a velocidade das rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical em alguns locais do Brasil e em Maldonado.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade