PUBLICIDADE

Temporais voltam ao Sul do BR

Risco de enchente no RS ainda é alto

24 out 2016 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes áreas de instabilidade avançam da Argentina para o Rio Grande do Sul trazendo mais temporais.Nuvens carregadas se espalham no decorrer da tarde pelo oeste, sul e centro do estado devendo provocar muita chuva. A situação é de alerta para chuva forte e volumosa, além de raios, risco de granizo e de ventania, com rajada.

A imagem do radar meteorológico de Santiago, das 13h32, hora Brasília, mostrava áreas de chuva muito forte (manchas vermelhas e rosas alinhadas) avançando sobre o sudoeste do estado.

Foto: Climatempo

A previsão é de mais chuva para a noite e que deve ocorrer também na Grande Porto Alegre. Até a quarta-feira, fortes áreas de instabilidade passam sobre o Rio Grande do Sul e podem provocar temporais em todas as regiões do estado.

A chuva para na quinta-feira por quase todo o estado, mas a ventania ainda poderá causar transtornos no litoral, na serra e Grande Porto Alegre por causa de um grande ciclone extratropical que estará se deslocando pelo mar

O Rio Grande do Sul ainda sente o efeito da chuva volumosa da semana passada que fez vários rios transbordarem ou se aproximarem perigosamente do nível de extravasamento. A média normal de chuva para outubro no Rio Grande do Sul em outubro não passa dos 200 mm em grande parte do estrado e até o dia 23 já havia chovido mais do que isso em praticamente todas as regiões gaúchas.

Foto: Climatempo

Chuva aumenta também em SC e no PR

As áreas de instabilidade que se espalham sobre a Região Sul também trazem mais temporais para Santa Catarina e Paraná.

Até a quarta-feira, 26, o oeste destes estados serão as regiões mais sujeitas a tempestades, com muita chuva, granizo e rajadas de vento acima dos 60 km/h

Pode chover e ventar forte também nas outras áreas catarinenses e paranaenses, mas não da forma persistente como se espera para o oeste dos estados.

Foto: Climatempo

Ventania

A formação e deslocamento de um grande ciclone extratropical deixa o Sul do Brasil em alerta para ventania, que poderá ocorrer mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas e persistentes, que podem passar de 100 km/h em regiões montanhosas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ser sentidas principalmente durante a quarta e a quinta-feira, 27 de outubro.

Frio

O ar polar entra com forte intensidade sobre o Rio Grande do Sul durante a quinta-feira fazendo a temperatura cair bastante. Mas na sexta-feira, 27, o ar frio se espalha por toda a Região Sul. Não são esperados recordes de frio, mas as manhãs de sexta-feira e do próximo fim de semana serão com frio acima do normal, para os padrões comuns do fim de outubro, e toda a Região Sul.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade