PUBLICIDADE

Climatempo

Tempo severo no Sul

Já choveu muito entre SC e PR, e a temperatura vai despencar

20 ago 2016 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O Sul do Brasil está em alerta para tempo severo. Um sistema de baixa pressão atmosférica estão se aprofundando entre a Região e o Paraguai, e já provocou temporais neste sábado em várias áreas do Sul.

De acordo com medições do INMET, entre 14h de sexta-feira, 19, e 14h deste sábado, foram acumulados entre 40 e 70 milímetros em quase todas as áreas de Santa Catarina e do Paraná. O destaque é de Rio Negrinho, cidade do norte catarinense, que acumulou 93 mm nesse período. As rajadas de vento estão sendo mais sentidas no Rio Grande do Sul. O INMET registrou rajadas de mais de 50 km/h em muitas cidades gaúchas. Até 14h deste sábado, houve registro de 63 km/h em Canguçu, 61 em Dom Pedrito, 62 km/h em Bagé e 73 km/h em Mostardas.

No mar, a situação também é preocupante neste fim de semana. Os ventos fortes do ciclone extratropical deixam o mar agitado e as ondas devem crescer muito de sábado para o domingo. Há risco ressaca no domingo em praias de todo o litoral da Região Sul. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca neste sábado para a faixa litorânea entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), válido até a segunda-feira, com ondas que podem chegar a 3,5m. Confira o alerta:

AVISO NR 1167/2016

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1430 HMG - SÁB - 20/AGO/2016

RESSACA ENTRE CHUÍ (RS) E FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 201200 HMG. ONDAS DE SE 2.5/3.5 METROS.

VÁLIDO ATÉ 221200 HMG.

ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 1148/2016.

Neve

Durante o domingo, 21 de agosto, o ar polar entra com muita força sobre o Sul do Brasil. A região serrana entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estará chuvosa em grande parte do dia, mas com o resfriamento intenso e o ar muito úmido, o domingo poderá ter também queda de neve pela quarta vez este ano. A maior chance do fenômeno ocorrer é durante a noite.

Geada

A  nova massa de ar polar que chega ao Brasil no fim de semana é muito forte vai fazer a temperatura cair muito na Região Sul durante o domingo. Algumas áreas do interior do Rio Grande do Sul já poderão amanhecer o domingo com geada, mas é durante a segunda e a terça-feira, 23 de agosto, que a geada deve ocorrer de forma e ampla e generalizada no Sul. O centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, deve passar sobre a Região Sul entre 22 e 23 de agosto.

Chuva diminui neste domingo

A chuva caiu pesada sobre o Paraná e Santa Catarina neste sábado, 20, mas já começa a diminuir no domingo. O norte e leste do Paraná, o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul ainda terão chuva, mas com menor intensidade e com menos volume acumulado. A partir de segunda-feira o tempo fica aberto e frio, já sem chance de chuva para a região Sul.

O Sul do Brasil já havia sido atingido por temporais na ultima quinta-feira. Confira algumas imagens que foram compartilhadas com a Climatempo entre os dias 18 e 19 de agosto:

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade