PUBLICIDADE

Tempo muda no Sul do país

Volta a chover e a esfriar

24 jul 2016 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos dias, uma forte massa de ar seco, de origem polar, esteve influenciando o tempo na região Sul. As temperaturas caíram bastante na última semana e houve registro de geada generalizada. A partir da última sexta-feira (22), no entanto, os ventos mudaram de direção e as temperaturas voltaram a subir; o fim de semana foi marcado por sol forte e calor durante as tardes.

Mas esta semana promete novas mudanças no tempo!

A segunda-feira ainda será marcada por sol, calor e tempo firme em quase todas as áreas do Sul, mas já começam a ocorrer algumas mudanças no Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade associadas ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Uruguai, vão avançar sobre o Estado gaúcho e provocar pancadas de chuva a partir da tarde na região da Campanha e Fronteira Oeste. Entre o sul e a região das Missões, a chuva acontece no final do dia, de forma isolada.

Na terça-feira, no entanto, estas instabilidades se organizam como uma frente fria que avança sobre a Região, provocando chuva forte e volumosa principalmente no Estado gaúcho. Volta a chover em Santa Catarina e no Paraná, mas de forma mais isolada. A partir de quarta-feira, o sistema se afasta, mas uma nova massa de ar polar volta a provocar queda acentuada de temperatura em toda a Região.

Embora a semana comece quente no Sul, vai terminar gelada, com geada generalizada e temperatura negativa na serra gaúcha e catarinense.

No mapa a seguir é possível verificar a distribuição e o acumulado das chuvas ao longo desta semana.

Foto: Climatempo

Já neste mapa, podemos verificar o risco para a ocorrência de geada na região Sul na próxima quinta-feira.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade