PUBLICIDADE

Sul volta a ter chuva forte

Áreas de instabilidade avançam nesta quinta

22 mar 2017 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

Novas áreas de instabilidade que crescem entre a Argentina e o Paraguai começam a avançar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira (23). O tempo volta a ficar instável e pode chover forte especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Novo cavado atua nas próximas 48 horas

Desta vez a chuva forte não estará relacionada a nenhuma frente fria, mas sim a atuação de um novo cavado sobre a Região Sul. "Um cavado é uma circulação ciclônica de ventos no sentido horário que força a concentração de muita umidade. Assim, os cavados facilitam a formação de nuvens carregadas que provocam chuva", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

Esse próximo cavado não será muito intenso, mas traz chuva para Sul e há risco de temporais localizados nas próximas 48 horas. "O sistema vai passar rápido e pode provocar chuva forte em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quinta e sexta-feira (24)", avisa Pegorim. Já no Paraná, as pancadas de chuva serão mais rápidas e menos intensas. 

Nesta quinta-feira, o sol ainda vai aparecer por toda a Região Sul. Algumas áreas do litoral podem ficar com maior nebulosidade. O tempo fica instável com risco de chuva forte, principalmente a partir da tarde, por todo o centro-sul gaúcho, Grande , litoral do Rio Grande do Sul e de litoral de Santa Catarina, incluindo a Grande . 

Foto: Climatempo

Fim de semana de sol 

No fim de semana, o cavado deixa de influenciar o Sul e o sol volta a predominar. A maioria das áreas terá sol e tempo seco, com calor no período da tarde. Já as noites ficam amenas, mas sem o frio que fez no começo da semana. 

Veja também: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade