PUBLICIDADE

Climatempo

Sul termina 2016 em alerta

30 dez 2016 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva não deu trégua aos estados da Região Sul na última semana de 2016. Os temporais estão ocorrendo todos os dias, com muitos raios e ventania. Volumes de chuva acima de 100 mm foram registrados entre os dias 29 e 30 de dezembro na região de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul e em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A tabela mostra os maiores acumulados entre 15h do dia 29 e 15h do dia 30 de dezembro de 2016, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

Fim de semana de alerta

As condições meteorológicas sobre o Sul do Brasil para este fim de semana são preocupantes. A Região permanece sob influência de áreas de baixa pressão atmosférica e recebendo o ar quente e úmido que vem da Região Norte. Estas condições facilitam a formação de aglomerados de nuvens carregadas sobre os três estados do Sul que provocam tempestades em diversas localidades enquanto se deslocam sobre a Região.Além disso,  no decorrer do domingo, 1 de janeiro de 2017. Mesmo fraca, com pouco ar polar, a passagem desta frente fria vai colaborar para deixar o tempo instável e aumentar as condições para chuva forte.

A chuva forte e volumosa do fim de semana poderá causar transtornos como alagamentos e queda de barreiras.

Foto: Climatempo

Outra frente fria

Para a terça-feira, 3 de janeiro, espera-se a chegada de outra frente fria ao Rio Grande do Sul com potencial para novas tempestades. Por enquanto, a expectativa é de que a fronteira com o Uruguai seja a região gaúcha mais atingida com grandes volumes de chuva durante o dia 3. Mas na quarta-feira, 4, todo o Rio Grande do Sul poderá ter temporais por causa desta frente fria.

O mapa mostra a estimativa de chuva para 5 dias na Região Sul do Brasil

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade