0

Sul do BR esfriou mais neste domingo

Curitiba e Florianópolis bateram recorde

21 abr 2017
16h08
atualizado em 23/4/2017 às 10h17
  • separator
  • comentários

O centro de uma massa de frio de origem polar, que é a região mais fria, atua sobre o Sul do País neste domingo. As temperaturas caíram mais e muitas cidades da região amanheceram com temperatura menor ou igual a 10ºC.

Recorde de frio em Curitiba

A cidade de Curitiba registrou a menor temperatura de 2017 até agora neste domingo, 23 . A temperatura registrada pelo INMET em foi de 11,9ºC. O recorde anterior era de 12,4°C no dia 30 de março.

Recorde de frio em Florianópolis

A cidade de Florianópolis também registrou a menor temperatura deste ano neste domingo, 23 . A mínima registrada pelo INMET em Florianópolis foi de 13,8ºC. O recorde anterior era de 15,6°C no dia 13 de abril.

Coração da massa polar

Toda massa de ar frio de origem polar é um sistema de alta pressão atmosférica . A região centra l da massa polar, onde a pressão do ar é mais alta, é a região mais fria do sistema . É como se fosse o coração da massa polar. A região por onde passa o centro da massa polar esfria mais. Quanto mais próximo do "coração da massa polar", mais frio. O frio é diminui à medida que nos afastamos do centro da massa polar.

Na imagem, a letra A representa o centro da massa de ar frio de origem polar . Ele passou sobre o Sul do Brasil na manhã deste domingo e na segunda-feira já estará sobre o mar.

Foto: Climatempo

O resfriamento mais acentuado possibilitou a formação de geada neste domingo na região de Soledade, centro do Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo
Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade