PUBLICIDADE

Climatempo

Sonda Juno faz primeiro voo rasante em Júpiter

Sonda chega a apenas 4.200 quilômetros da superfície do planeta

31 ago 2016 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

A sonda Juno, que está na órbita de Júpiter há quase dois meses, fez história neste sábado (27/08) ao realizar seu primeiro sobrevoo orbital. Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), a sonda esteve a apenas 4.200 quilômetros do planeta - a maior aproximação já registrada na história.

Foto: Climatempo

Rick Nybakken, gerente de projeto da sonda, afirmou que "tudo ocorreu como planejado", mas que levará alguns dias para que os dados e imagens enviados pela Juno sejam processados.

Scott Bolton, chefe da equipe na Nasa, informou que a sonda está enviando "dados iniciais intrigantes". Uma série de fotos deve ser divulgada pela agência espacial nas próximas semanas. "Estamos numa órbita que ninguém nunca esteve antes, e essas imagens nos darão uma nova perspectiva sobre este mundo de gás gigante", acrescentou Bolton.

Ainda está previsto que a sonda espacial realize outros 35 voos rasantes em Júpiter até o fim de sua missão, em fevereiro de 2018, mas nenhum deve ser tão próximo como o deste sábado.

A nave foi capturada pela gravidade do planeta no último dia 4 de julho, após viajar cinco anos e 870 milhões de quilômetros. Ela deixou a Terra em 5 de agosto de 2011, de Cape Canaveral, na Flórida.

Para a Nasa, a Juno é um passo importante para estudar a atmosfera de Júpiter, suas particularidades e magnetismo, além de abrir a possibilidade de desvendar o mistério das origens do sistema solar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade