PUBLICIDADE

Climatempo

Muito frio! Plantas amanhecem congeladas na serra gaúcha

Ainda há previsão de geada para esta quarta

23 ago 2016 - 14h38
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

A influencia da forte massa polar ainda provocou temperaturas muito baixas ao amanhecer desta terça-feira (23). A menor temperatura observada no Sul e no Brasil foi de -4,8°C em Urupema, ano alto da serra catarinense. 

Na serra gaúcha, as temperaturas também ficaram perto de zero e deram um show proporcionando de belas imagens.  Em Vacaria ocorreu o Sincelo, um fenômeno da meteorologia decorrente do nevoeiro aliado à temperaturas muito baixas. "O que aconteceu no Sul, foi que o forte resfriamento da madrugada com a umidade presente no ar, formou um denso nevoeiro, que ao entrar em contato com a superfície muito gelada, provavelmente abaixo de zero grau ou perto disso, resultou no congelamento das gotículas de água", explica a meteorologista Fabiana Weykamp. 

Foto: Climatempo

É importante saber que o sincelo se forma e não é um fenômeno que cai do céu, como a chuva. Ele também não deve ser confundido com a geada.

Sul esquentando 

O centro da massa polar começa a se deslocar para o oceano e vai permitir a elevação das temperaturas no Sul nos próximos dias. Nesta quarta-feira (24), ainda há expectativa de frio abaixo dos 5°C, especialmente em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Pode haver geada. Durante o dia, o predomínio será de sol e temperaturas mais amenas. A tendência até o final da semana é de que o frio diminua nas madrugadas e nas tardes. A partir de quinta-feira não há mais previsão de geada. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade