PUBLICIDADE

Semana reserva temporais para a Região Sul

Baixa pressão organiza instabilidades e chuva

24 out 2016 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo na última semana: Frente fria provocou temporais em SP e Região Sul

* Fortes áreas de instabilidade foram organizadas pelo avanço de uma frente fria do Sul para o Sudeste. Tivemos pancadas de chuva com grandes volumes acumulados que trouxeram inclusive alagamentos para diversas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, os temporais trouxeram ventania que provocaram a queda de diversas árvores.

* O Nordeste sofreu a influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) o que fez com que o litoral leste e o oeste da Bahia tivessem algumas pancadas de chuva. O volume acumulado não resolveu os problemas dos agricultores, que esperam chuva com grande volume acumulado o suficiente para umidecer as camadas de solo para assim efetuar o plantio e culturas. As áreas do sertão nordestino continuaram sob influência do ar seco por estarem sobre o centro do VCAN.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 17 e 23 de outubro

Previsão para os próximos dias no Brasil: Nova frente fria vai espalhar mais chuva sobre o centro-sul do Brasil

A partir da terça-feira (25) um novo sistema de baixa pressão atmosférica vai avançar pelo estado do Rio Grande do Sul. Novas áreas de instabilidade vão se espalhar pela região e há previsão para temporais. Os volumes acumulados tendem a se elevar e há risco para novos alagamentos.

Ao se posicionar sobre o oceano, a baixa pressão atmosférica vai dar origem a uma frente fria, na quinta-feira (27), que vai espalhar áreas de instabilidade e provocar chuva entre o Sul , Sudeste e Centro Oeste. As correntes de umidade que chegam na Região Norte também serão intensificadas, por isso, há previsão de um dia chuvoso sobre Rondônia e o Acre.

Foto: Climatempo

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 25 e 29 de outubro

Com o afastamento da frente fria, a tendência é de que os últimos dias de outubro e os primeiros de novembro sejam com o predomínio de um ar mais seco. O forte calor e a presença de um pouco de umidade vão favorecer a ocorrência de chuva rápida e pontual. O que não gera grandes volumes acumulados ou chamada chuva agrícola, com volumes superiores aos 10mm. O serão nordestino ainda terá o predomínio do ar seco e quente, por isso chove muito pouco.

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade