PUBLICIDADE

Climatempo

Semana começou com muito frio em grande parte do país

Semana inicia com muito frio no centro-sul do país e termina com chuva forte no Recôncavo Baiano.

23 ago 2016 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo na última semana: Duas frentes frias avançaram pelo Brasil na semana passada.

* A semana passada foi marcada pela passagem de duas frentes frias pelo Brasil, sendo a segunda a mais forte e que veio acompanhada de uma intensa massa de ar polar.

* No Sul do Brasil, os temporais aconteceram principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná. Em São Paulo, no fim de semana (20/21 de ago), choveu e ventou forte. Em menos de 48 horas, choveu mais do que a média em muitas localidades paulistas. E, como pode ser visto na Figura 1, na semana passada também voltou a chover em localidades do Centro-Oeste e do sul da Região Norte.

* A forte massa de ar polar que avançou pelo país, acompanhada da frente fria, provocou mais uma onda de frio no país. No domingo (21), nevou no alto da serra de Santa Catarina. Na segunda-feira (22), o dia amanheceu com geada em várias áreas da Região.

* Já no Nordeste, a semana foi marcada por muito sol e calor. Choveu pouco e de forma isolada, apenas na costa leste da Região.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15 e 21 de agosto

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana começou com muito frio em grande parte do país.

* Nesta semana, a maior parte do Brasil terá pouca chuva, devido a influência de uma massa de ar seco de origem polar. A semana começou com frio intenso e geada por áreas do centro-sul do país. Na terça-feira (23), ainda há risco de geada em grande parte do Sul do Brasil, no sul de SP e na serra da Mantiqueira.  Na quarta-feira (24), a temperatura entra em elevação e só há previsão de geada para a áreas de Serra e Planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A partir de quinta-feira (25), não há mais previsão de geada.

* Com a chegada da frente fria ao Nordeste, há expectativa de chuva volumosa nesta semana entre o Recôncavo Baiano e no litoral de Sergipe.

* No Norte, a chuva será frequente em Roraima.

Foto: Climatempo

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 23 e 27 de agosto.

* Nos últimos dias de agosto, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e provoca o retorno da chuva no Estado.

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade