PUBLICIDADE

Semana começa quente e úmida no Brasil

Semana começa quente e úmida no Brasil

6 mar 2017 - 14h42
(atualizado em 8/3/2017 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo na última semana:

As chuvas ocorridas nestas últimas semanas em praticamente todo o Brasil possibilitou a manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Por outro lado, essas mesmas chuvas no Mato Grosso, Goiás e no Rio Grande do Sul, atrapalharam o pleno andamento da colheita da soja, milho e arroz, causando prejuízos aos produtores. Além disso, as fortes e constantes chuvas ocorridas no Pará, deixaram trechos da BR 163 intransitável, gerando perdas milionárias as trainings e caminhoneiros.  Apenas na Bahia, norte do Minas Gerais e em algumas áreas do sertão nordestino é que o período foi marcado por chuvas abaixo da média. Com exceção das áreas do Nordeste, as demais ainda não registraram perdas de produção nas lavouras cultivadas.   

Foto: Climatempo

                            Mapa de chuva acumulada dos últimos 7 dias

Previsão para os próximos dias no Brasil:

A previsão para os próximos 10 dias são de chuva ainda em grande parte do Brasil, em especial na faixa leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, onde os volumes acumulados neste início de semana poderão superar os 70 milímetros o que pode causar alguns transtornos aos produtores de fruta e hortaliças da região.

No Centro-oeste, as chuvas continuarão em forma de pancadas irregulares, podendo ser que uma ou outra propriedade não venha a registrar chuva neste período. Porém, como os níveis de umidade do solo estão elevados, não haverá problemas com as lavouras. Além disso, esse período de tempo mais estável permitirá que a colheita da soja e a finalização do plantio do milho venham acontecer sem grandes transtornos.

A partir desta quarta-feira (08), uma nova frente fria irá provocar chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, comprometendo os trabalhos de colheita da soja, milho e arroz. Este período mais úmido poderá persistir até o final da semana. Tempo aberto somente no oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e partes do Tocantins permitindo que os produtores consigam realizar os trabalhos de colheita. 

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade