PUBLICIDADE

Semana com temporais no Sul do Brasil

Temporais na Região Sul e calor acima da média em grande parte do país.

11 jul 2016 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de tempo seco na maior parte do Brasil.

* A semana passada ainda foi marcada por tempo seco na maior parte do Brasil. A chuva se concentrou nos extremos do país e teve seus maiores acumulados registrados na fronteira oeste do RS, em RR, no norte do AM e no litoral sul da BA.

* Um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e o RS e, que depois avançou para o mar, também provocou vendaval em muitos municípios gaúchos, entre a quarta (06) e a quinta-feira (07) .

* Uma massa de ar polar chegou ao centro-sul do país na quinta-feira (07) e derrubou a temperatura, que se manteve baixa no fim da semana e provocou geada em diversas cidades da Região Sul. No alto da Serra da Mantiqueira (em SP e MG) também houve registro de geada na sexta-feira (08).

* A seca rigorosa continua e tem provocado prejuízos nas lavouras de soja do MA e na produção de algodão no oeste da BA.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 04 e 10 de julho.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sul do Brasil.

* Nesta semana, a forte massa de ar seco que ainda irá atuar sobre grande parte do Brasil vai bloquear as nuvens carregadas no Sul do Brasil. Fortes áreas de instabilidade irão se formar com frequência na Região Sul, devido à atuação de sistemas de baixa pressão. Há grande risco de temporais. Os maiores volumes são esperados para a região entre o norte do RS e o leste do PR. Os agricultores devem ficar atentos para  ocorrência de raios, granizo e ventania.

* Na maior parte do país, a semana segue seca e com temperatura acima do normal para esta época do ano.

* No Nordeste, só ocorrem alguns eventos de chuva no litoral e localidades próximas. No Norte, a chuva forte ainda se concentra no extremo norte da Região. 

Foto: Climatempo

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 12 e 16 de julho.

* No fim desta semana, uma grande e forte massa de ar polar irá avançar pelo Brasil. A partir de sábado (16), há previsão para a formação de geada em grande parte do Sul do Brasil e há risco de geada forte.

* A semana que vem será marcada por temperaturas mais baixas em grande parte do país e as condições de chuva diminuem na Região Sul.

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 17 e 21 de julho.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade