PUBLICIDADE

Climatempo

São Paulo tem segundo período mais quente em 56 anos

Quando vai refrescar?

11 jan 2017 - 21h23
Compartilhar
Exibir comentários

Calor histórico na cidade de São Paulo

 Quem mora na  vem reclamando das altas temperaturas, do calor excessivo desde o início do verão, em 21 de dezembro de 2016. E com razão! Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, 11 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que a cidade de São Paulo está vivendo o segundo maior período com calor igual ou maior a 30°C em 56 anos, desde 1961. A análise dos registros de temperatura da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da , foi feita a partir de 1961 porque os dados anteriores não estão disponíveis na forma digitalizada. A estação do Mirante de Santana faz medições meteorológicas desde 1943.

Com os 30,1°C de temperatura máxima registrados no dia 11 de janeiro de 2017, na medição das 16h, São Paulo completou 23 dias consecutivos com máximas iguais ou maiores a 30,0°C.

Foto: Climatempo

Segundo o INMET é a segunda vez que isto ocorre desde 1961. Esta sequência de dias muito quentes só perde para o período de entre 20/01/2014 e 14/02/2014 quando a capital paulista teve 26 dias consecutivos com temperaturas máximas iguais ou acima de 30,0°C.

Confira os três maiores períodos de dias consecutivos com calor acima de 30°C, de 1961 a 11/01/201

1 - 26 dias (de 20/01/2014 a 14/02/2014)

2 - 23 dias (de 20/12/2016 a 11/01/2017)

3 - 21 dias (de 18/01 a 07/02/1998)

Quando vai refrescar?

Nos próximos dois dias, até a sexta-feira, 13 de janeiro, a temperatura máxima na  finalmente deve ficar abaixo dos 30°C. Mas o ar polar da frente fria que passa pelo litoral paulista não tem muita influência sobre a cidade. A temperatura vai baixar especialmente por causa da grande quantidade de nuvens e da chuva mais frequente.

Risco de chuva forte e alagamentos

Nesta quinta, 12, e na sexta-feira toda a  e toda a Grande São Paulo vai passar várias horas com muitas nuvens, chuva e menos sol. Assim, até dá para dizer que vai ficar menos quente. Mas atenção com a chuva! Há possibilidade de chuva moderada a forte em algumas horas, podendo ocorrer novos alagamentos e até transbordamento de rios e córregos.

Para o fim de semana, a previsão é de esquentar novamente. O sol volta com força e as pancadas de chuva também voltam a partir da tarde.

Já está pensando no fim da semana na praia? Confira a

Por que tanto calor?

Tem chovido e até com forte intensidade, mas nem a chuva refresca.

Várias frentes frias passaram pelo litoral paulista desde o início do verão, mas mesmo assim o ar continua quente. A sensação de abafamento, de calor, é sentida na sombra, de dia e à noite, atrapalhando o sono e o dia a dia de muita gente. Só mesmo o ventilador ou o ar condicionado para diminuir o desconforto, mas pesar no bolso depois por causa do maior consumo de eletricidade.

Como explicar tanto calor? Um dos motivos é que as frentes frias que passaram pelo litoral de São Paulo desde o início do verão foram muito fracas e trouxeram pouco ar polar. O ventinho fresco polar praticamente não foi sentido no estado de São Paulo e nem no Rio Grande do Sul.

A umidade do ar elevada também colabora para aumentar a sensação de calor e de abafamento. A sensação térmica é maior com o ar mais úmido. O calor seco é mais suportável, menos desconfortável.

Veja uma

O que é a sensação térmica?

A sensação térmica varia muito ao longo de um dia, de um dia para outro, de um lugar para outro, mesmo dentro de nossa casa. Não existe termômetro para medir a sensação térmica.

A sensação térmica para o calor, chamado de índice de calor, é uma temperatura calculada por uma fórmula matemática que leva em consideração a temperatura real do ar e a umidade relativa do ar.

A sensação térmica para o frio considera a temperatura real do ar e a velocidade do vento.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade