PUBLICIDADE

Climatempo

São Paulo esquenta nesta quarta

Ar fica muito seco à tarde

27 set 2016 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

A primavera começou com ar polar atuando com força sobre o estado de São Paulo e por isso as noites e o começo da manhã ainda estão frios. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 10,8°C e à tarde os termômetros não passaram dos 24°C. Mas o ar polar mais intenso se afasta um pouco mais nesta quarta-feira, o que vai facilitar o aquecimento do ar. O sol forte o dia todo vai ajudar na elevação da temperatura.

Com o aumento do calor, a umidade do ar diminui e a tarde desta quarta-feira será mais seca, com níveis de umidade que podem ficar próximos dos 30%. Às 15 horas desta terça-feira, o INMET registrou 55% de umidade no ar no Mirante de Santana.

Mesmo com o sol forte, a quarta-feira ainda começa fria na Grande São Paulo e em varias áreas pelo interior. Mas a temperatura sobe rápido pela manhã e faz calor à tarde. Não há condições de chuva.

No litoral, a névoa pode deixar o céu nublado de manhã cedo, mas logo o sol aparece e a temperatura sobe mais em relação aos últimos dias.

Ar muito seco no interior

No interior paulista, o sol predomina, faz calor e não chove. Os índices de umidade ficam baixos à tarde podendo se repetir os valores observados na tarde desta terça-feira, 27. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o interior de São Paulo foi uma das áreas mais secas no país. Em Lins, a umidade relativa chegou aos 12%. Em Barra Bonita, Rancharia e Votuporanga aos 14%, em Bauru, José Bonifácio, Barretos e Franca aos 15%.

Na imagem de satélite, o tom de marrom escuro em algumas áreas do interior representa o ar muito seco, calor e ausência de nuvens.

Foto: Climatempo

Frente fria fraca

Na quinta-feira, 28, todo o estado de São Paulo terá sol e a tarde também será quente. No entanto, uma nova frente fria avança pelo mar, ao largo do litoral paulista, e muda a direção do vento a partir no decorrer da tarde. O vento marítimo volta a soprar espalhando o ar úmido. Nas praias, na Grande São Paulo e nos Vales do Ribeira e do Paraíba, a nebulosidade aumentam durante a tarde e a temperatura começa a cair. Não se descarta a possibilidade de garoa no decorrer da noite.

Na Serra da Mantiqueira, podem ocorrer algumas pancadas isoladas de chuva a partir do fim da tarde. Já nas demais áreas do Estado, o tempo se mantém aberto o dia todo, sem chuva.

Áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre a Região Sudeste no próximos fim de semana aumentando a nebulosidade e as condições para chuva no estado de São Paulo.

Setembro seco em São Paulo:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade